Logo E-Commerce Brasil

GameStop entra no mercado de NFT buscando crescimento no digital

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A GameStop anunciou, na segunda-feira (11), sua estreia no mercado online para tokens não fungíveis, ou NFTs. A ação é uma tentativa da empresa de reinventar seus negócios e lucrar com a adoção de criptomoedas e tecnologia blockchain pelos consumidores, acompanhando o desenvolvimento do mercado digital.

A plataforma, que agora está aberta ao público para testes beta, permite que os usuários conectem suas próprias carteiras de ativos digitais, incluindo a recém-lançada GameStop Wallet, disse a empresa em um comunicado à imprensa. Eles poderão então comprar, vender e negociar NFTs de bens virtuais. Com o tempo, o mercado se expandirá para oferecer outros recursos, como jogos Web3, disse a GameStop.

Este é o mais recente impulso da varejista de videogames, agora presidida pelo fundador da Chewy e investidor ativista Ryan Cohen, para investir em um futuro digital. A GameStop está passando por uma reviravolta após vários anos de dificuldades financeiras, sobrecarregada em parte por sua enorme pegada imobiliária e pela rápida mudança online da indústria de videogames.

Cohen, cujo investimento em 2020 na GameStop ajudou a alimentar o chamado frenesi de memes, foi escolhido no ano passado para liderar esses esforços de recuperação. Ele trouxe uma nova lista de líderes corporativos , incluindo o atual CEO Matt Furlong, ex- Amazon. Ele também contratou Mike Recupero, outro ex-executivo da Amazon, como diretor financeiro.

A empresa está tentando conquistar investidores que podem ter descartado a GameStop como uma varejista herdada com muitas vitrines em shoppings desatualizados. A GameStop operava um total de 4.573 lojas, incluindo 3.018 nos Estados Unidos, em 29 de janeiro, de acordo com um relatório anual. Além do negócio homônimo, também possui as bandeiras EB Games e Micromania.

Agora, a empresa está explorando áreas movimentadas como NFTs para crescimento. Os ativos digitais exclusivos atraíram entusiasmo e ceticismo . Alguns observadores do setor de varejo esperam que eles se tornem um presente de feriado quente. Cerca de meio milhão de NFTs devem ser comprados de varejistas entre novembro e dezembro, o que representa um valor total de mercado de US$ 54 milhões, segundo a Salesforce.

Outros, no entanto, podem ver o mercado chegando um pouco tarde demais. As vendas de arte digital virtual e avatares podem estar esfriando de suas altas alimentadas pela pandemia. A GameStop também deve competir com outros mercados NFT estabelecidos, incluindo o gigante OpenSea.

E até agora a primeira reviravolta digital da empresa não foi sem seus obstáculos. Na semana passada, a GameStop demitiu Recupero e anunciou demissões em todos os departamentos . Recupero, que ingressou no varejista há cerca de um ano, foi “demitido porque não se encaixava na cultura” e estava “muito distante”, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à CNBC. Ele foi expulso por Cohen, disse a pessoa.

A varejista de videogames tem lutado para conter as perdas nos últimos anos, mesmo com o crescimento de suas vendas de hardware, software e colecionáveis. No período de três meses encerrado em 30 de abril, a GameStop registrou um prejuízo líquido de US$ 157,9 milhões com receita de US$ 1,38 bilhão . Um ano antes, a empresa havia registrado um prejuízo líquido de US$ 66 milhões sobre uma receita de US$ 1,27 bilhão.

A empresa também não forneceu uma perspectiva financeira desde o início da pandemia da covid-19. Furlong disse em março que a GameStop está fazendo investimentos para aumentar a fidelidade do cliente e construir sua marca, o que pesou na lucratividade.

Leia também: Reddit anuncia novo marketplace voltado para NFT

Fonte: CNBC