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Funil de vendas e o Case Raccoon de Sucesso

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Na era do Marketing Digital não são poucos os detalhes que são capazes de fazer o seu cliente decidir de uma vez por todas adquirir o seu produto ou serviço. De todos os elementos importantes, eu tenho a certeza de que o funil de vendas é um deles.

Para você compreender mais coisas a respeito do tema e também ficar por dentro de como construir um funil de vendas efetivo, preparei uns tópicos bem interessantes sobre o tema. Confira:

  • O que é o funil de vendas
  • Porque ele é tão importante
  • Conheça o case Raccoon

Afinal, o que é o funil de vendas?

O funil de vendas consiste em uma representação visual da jornada dos seus clientes, que vai desde o primeiro contato até a decisão da compra.

Também chamado de pipeline, o funil representa um processo que acompanha o consumidor até o momento de comprar o produto. De uma forma geral, eu posso afirmar que o funil de vendas é o “empurrãozinho” que o cliente precisa para fechar o negócio.

Sendo assim, não é exagero afirmar que o funil é o caminho que você cria para facilitar e orientar o público do seu empreendimento.

Porque ele é tão importante?

Você já ouviu falar no chamado Inbound Marketing, certo?

O Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, consiste em adotar conteúdos que visam atrair o público para o seu negócio. Repare que você não “joga na cara” do cliente a marca do seu produto, na verdade, você utiliza estratégias para encantá-los.

É nesse contexto, de atrair o consumidor, que o funil de vendas ganha relevância pelo fato dele utilizar etapas que representam toda a jornada do cliente. As etapas são:

Topo do funil

É a fase da descoberta, ou seja, em que o consumidor conhece o seu produto. É nessa etapa que você deve oferecer conteúdos capazes de mostrar melhor as características do seu produto.

Meio do funil

O cliente descobre que tem um problema e que o seu produto é a solução para esse problema.

Fundo funil

É a fase dos leads. Nessa etapa estão os consumidores que passaram pelas fases anteriores, demonstraram mais interesse em adquirir os produtos e se tornaram clientes em potencial.

Saiba como criar um funil de vendas

Eu já expliquei as etapas, mas apenas isso não é o suficiente para você criar o seu funil de vendas. Nesse caso, para saber como construir um funil eficiente, você deve levar em consideração alguns aspectos importantes. São eles:

  • Conhecer o seu produto: o primeiro passo para desenvolver um funil de vendas efetivo é conhecer e entender plenamente o seu próprio produto ou serviço. Bem como, reconhecer o valor agregado e avaliar como seu produto é percebido pelo público em geral;
  • Análise de usuário e seu comportamento: entender o público e persona do negócio é essencial para saber o que realmente atrai consumidores para os produtos e serviços disponíveis;
  • Captura da atenção do público: após ter um estudo detalhado do consumidor em potencial, é mais fácil de criar e compartilhar conteúdos assertivos e atrativos;
  • Construção de um destino: se, durante o funil, você está guiando a jornada do consumidor, é normal ter um local para onde levá-lo, certo? Por esse motivo, ter uma página de destino é fundamental para fisgar os interessados no seu produto;
  • Mantenha contato: independente do segmento, é fundamental criar um canal por onde a empresa possa manter contato com o lead (antes e depois da fidelização). Na Raccoon, temos o time de Customer Success, responsável por acompanhar e avaliar as relações entre agência e clientes.

Case Raccoon de Sucesso

Dentro da Raccoon Marketing Digital, a área comercial que temos hoje é relativamente recente.

Desde o começo da estruturação da área, um dos objetivos era atrair novos clientes para a agência e manter bons relacionamentos com os parceiros atuais. Com isso em mente, percebemos que construir um funil de vendas seria o nosso primeiro passo.

Atualmente, operamos com 2 funis principais. São eles: funil de aquisição (operado pela nossa equipe de hunters e closers) e funil de retenção (operado pela equipe de Customer Success).

Apesar de serem padronizados, esses dois funis podem ser personalizados de acordo com as necessidades e situações de cada cliente.

Ambos foram estabelecidos depois de estudo e são pautados em 3 perguntas principais:

1) Qual é o serviço ou produto que estamos oferecendo?

2) Quem é o nosso público alvo e a nossa persona?

3) Qual é a dor da nossa persona que o nosso serviço sana?

O entendimento destes 3 pontos foi crucial para que pudéssemos investir em estratégias de negócios capazes de posicionar a Raccoon para o nosso público-alvo.

Desde a criação e implementação desses funis em 2017, a empresa cresceu mais de 50% ao ano. E as projeções para os próximos anos são muito positivas.

O funil de vendas é o caminho para melhorar o seu negócio

No atual momento do Marketing Digital o funil de vendas funciona dando um panorama geral e visual de como apresentar melhor o seu conteúdo pensando em posicionamento, análise da jornada e captura da confiança do seu consumidor.

Portanto, planeje um funil de vendas compatível com as características do seu negócio e do seu público. Lembre-se que é importante atrair o consumidor e mostrar que você tem a solução que ele precisa.

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