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Fulfillment: vale a pena apostar na estratégia logística?

O e-commerce brasileiro evoluiu muito, mas ainda existem grandes desafios para quem atua no segmento. Um dos maiores é encontrar a estratégia logística ideal para o negócio.

Nesse contexto, a busca por soluções é uma constante. No Brasil, há um modelo de entrega que está ganhando força, principalmente nos markeplaces, que é o fulfillment.

Grandes marcas do mercado, como Amazon e Mercado Livre, estão investindo alto na estratégia que coloca a satisfação do cliente no foco da operação.

Você vende em markeplaces e quer entender se o modelo logístico pode ser ideal para o seu negócio? Neste artigo vamos explicar como funciona o fulfillment e se vale a pena investir nesse tipo de entrega.

O que é fulfillment e como se aplica ao e-commerce

A expressão em inglês fulfillment, ou order fulfillment, se refere ao cumprimento e atendimento de uma demanda.

No ecommerce o termo é usado para definir uma estratégia logística focada em otimizar a entrega para completar o pedido do cliente da melhor maneira possível.

Analisando com uma visão ampla, o fulfillment está relacionado com todo o fluxo da empresa. Desde a atração do cliente, passando pela entrega e chegando ao pós-venda.

Na prática, quando um vendedor opta pela entrega por esse método ele transfere uma parte ou todo o estoque para um Centro de Distribuição (CD) terceirizado.

Com o estoque distribuído em diferentes pontos de origem de entrega o envio pode ser otimizado. O resultado é uma entrega mais rápida e econômica.

Quer entender melhor o processo fulfillment? Confere esse vídeo do ANYMARKET falando sobre o tema.

Estratégia logística ganha força em marketplaces

O fulfillment não é uma novidade no segmento do ecommerce. Entretanto, o crescimento das vendas online no país fez com que a estratégia logística ganhasse mais força nos últimos anos.

A expansão do comércio eletrônico levou grandes marcas a investir ainda mais no processo. Um bom exemplo é o Mercado Livre que anunciou em 2020 um investimento de aproximadamente R$ 4 bilhões no Brasil.

Parte do valor é destinado ao reforço da logística e à construção de estruturas robustas. Esses movimentos fortalecem o serviço de fulfillment da empresa, o Mercado Envios Full.

Outro canal de vendas online com marca forte que está investindo em logística no Brasil é a Amazon. A empresa lançou recentemente o próprio serviço fulfillment chamado FBA – Logística Amazon.

Como funcionam os serviços da Amazon e do Mercado Livre

Em ambos serviços, as empresas ficam responsáveis pelo inventário, armazenagem, embalagem, envio do produto e pós-venda. Essa terceirização visa melhorar o serviço para aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos da operação.

A logística é um dos principais desafios do comércio eletrônico. Para os grandes marketplaces, oferecer soluções desse tipo é um bom negócio.

Além disso, assumir a responsabilidade pelo estoque e a entrega do produto garante a satisfação do cliente. Essa satisfação aumenta a credibilidade e fortalece a marca do canal de venda.

E para o vendedor, será que vale a pena terceirizar o serviço de entrega? Quais são os prós e os contras de apostar nessa estratégia logística? Vamos falar sobre isso.

Vale a pena apostar no fulfillment para melhorar as vendas em marketplaces?

Em qualquer negócio, o ideal é tomar decisões com base em dados. No caso da estratégia logística o processo também deve seguir esse caminho.

O primeiro passo para concluir se vale a pena fazer entregas utilizando Centros de Distribuição (CD) é entender como funciona o método.

Também é fundamental analisar as soluções disponíveis no mercado e avaliar, por exemplo, se esses locais atendem a sua demanda de pedidos.

O grande objetivo do fulfillment é melhorar a entrega do produto ao cliente. Porém, o serviço precisa ter um bom custo-benefício para o vendedor. Esse é um dos pontos principais que você deve levar em consideração.

Quer saber como utilizar o fulfillment na sua operação em marketplaces? Baixe gratuitamente um manual completo sobre como aplicar o processo da maneira mais eficiente.

Fulfillment: vale a pena apostar na estratégia logística? - ANYMARKET

Momento de expandir a logística e escalar o negócio

O processo fulfillment representa uma expansão do fluxo logístico. Por isso, você precisa avaliar em qual estágio está o seu negócio.

A estratégia logística é ideal para quem quer escalar as vendas em markeplaces de forma sustentável e segura.

Sendo assim, para que o investimento em fulfillment valha a pena a tendência é que o seu negócio tenha de estar em um ciclo de crescimento.

Utilize uma infraestrutura de operação robusta para garantir o sucesso da estratégia

Outro ponto importante na implementação do fulfillment é contar com uma infraestrutura operacional adequada ao processo.

Para usar essa estratégia em markeplaces você precisa ter uma operação automatizada e estável. Todas as demandas do seu negócio devem acontecer de forma sincronizada, dinâmica e bem delineada.

Para isso pode ser indispensável ter um hub integrador que centralize a operação em um único painel. Essa plataforma, entretanto, deve ter suporte aos principais serviços de fulfillment do mercado.

Além de automatizar e otimizar as suas vendas em markeplaces, através do hub você terá acesso a dados. Esses números ajudarão a planejar o processo e evitar perdas por estoque parado em Centros de Distribuição.

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