Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Frete grátis e logística diferenciada são destaques no e-commerce

Tuesday, 22 de March de 2022   Read time: 7 minutes

O principal motivo que faz um cliente selecionar um produto em um e-commerce e não finalizar a compra é o preço do frete. De acordo com pesquisa da Baymard Institute, 48% dos consumidores abandonam um carrinho de compras virtual devido ao alto custo de frete e taxas extras.

Este ano, o Dia do Frete Grátis no e-commerce será comemorado no dia 28 de abril.  Quer motivo maior para fazer parte desta data ao saber que um em cada dois potenciais compradores deixam de comprar na sua loja virtual por causa do valor da entrega? Um levantamento da Ebit Nielsen aponta que quanto maior o valor pago pelo frete, maiores são as chances de o cliente registrar uma reclamação sobre qualquer fator do produto.

Muitos consumidores planejam suas compras baseados em um limite de gastos. O Brasil tem um território imenso e, dependendo de onde o cliente estiver, o frete pode ficar maior que o preço do produto. Para o seu negócio, o Dia do Frete Grátis pode ser uma oportunidade para gerar mais vendas. Para os clientes, pode ser o motivo que faltava para finalizar uma compra.

Estratégias para o Dia do Frete Grátis

O frete grátis não precisa ser aplicado em todos os produtos da loja. Na realidade, é necessário ter programação e preservar a margem de lucro necessária. O intuito é estimular recompras e atrair novos clientes, além de aumentar a taxa de conversão de vendas do e-commerce.

Algumas dicas do que pode ser feito para sua marca não perder esta oportunidade:

  • Escolher alguns produtos para vender com frete sem custo: se possível, escolha os de menor peso e maior ticket médio; também é possível delimitar por categorias ou marcas
  • Frete grátis acima de um valor mínimo: faça as contas e confira o ticket médio ideal
  • Regiões específicas: selecione localidades para validar sua oferta e não ter altas taxas de frete por sua conta
  • Kits de produtos: uma forma de vender produtos com excesso de estoque, aumentar seu ticket e tornar o desconto do frete mais atrativo é criando combos de produtos para venda
  • Clientes específicos: selecione alguns clientes recorrentes ou com maior GMV histórico e ofereça frete gratuito nesta data
  • Tipo de entrega: alguns tipos de entrega são mais favoráveis ao seu negócio, é possível delimitar a promoção a estes tipos de frete e não deixar a data passar em branco

Otimização de checkout e logística

Além do custo do frete, a necessidade de criação de contas (24%) e a demora na entrega (22%) são o segundo e terceiro fatores que motivam o abandono da compra, fazendo um em cada cinco possíveis clientes desistirem da compra, de acordo com o estudo da Baymard Institute. Por isso, ter um checkout fácil e entrega eficiente podem ser os diferenciais do seu negócio não apenas no Dia do Frete Grátis, mas em todo o seu e-commerce. A plataforma Vnda tem soluções nativas que auxiliam em todos estes aspectos e deixam a jornada de compra dos clientes mais agradável.

Na plataforma Vnda, todas as lojas online têm a opção do checkout transparente. Ou seja, no processo final da compra, o cliente é mantido na página do seu e-commerce, com um processo simples e em uma única tela para finalizar a aquisição do produto, diminuindo a taxa de desistência, aumentando a taxa de conversão e melhorando a experiência dos usuários.

E para ganhar eficiência na entrega de pedidos, nas principais metrópoles do Brasil, a parceria da Vnda com olist pax promove economia de até 60% nos custos de envio. A plataforma Vnda também assume a coleta dos pacotes no centro de distribuição das marcas, para garantir a velocidade na entrega, sem custo de implementação ou manutenção do recurso.

A integração com as entregas do olist funciona assim: após a conta do e-commerce Vnda ser configurada, seus clientes passam a ter acesso às cotações de olist pax e todo pedido gerado com esta opção será sinalizado na plataforma; o dia da coleta é agendado e a equipe Vnda faz a coleta. Esta opção está disponível para alguns CEPs e critérios que olist pax determina. Além disso, é gerado um relatório de envio com entregas por região, performance por transportadora parceira, pedidos despachados, relatórios de uso da integração e custos de frete.

Leia também: E-Commerce Brasil e parceiros divulgam primeiro relatório sobre os desafios logísticos no País

Leave your comment

0 comments

Comments

Your email address will not be published.

Commenting as Anonymous

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER