Projeto mantido por:

  Redação E-Commerce Brasil

Fraudes no Sul do Brasil são baixas, mas não descartam atenção dos lojistas

Quarta-feira, 10 de novembro de 2021   Tempo de leitura: 2 minutos

Ao analisar o Brasil como um todo, a região Sul se destaca pelo baixo índice de tentativas de fraudes, ficando abaixo de 1%. Entretanto, Patrícia Jolo, Gerente Comercial da Clearsale, alertou que isso não diz muito para os comerciantes do e-commerce da região. “Quando eu vendo no digital, preciso considerar que a ‘região’ é a de entrega do produto, e não da compra”. Portanto, se a venda ocorrer de uma loja de Santa Catarina para um comprador de São Paulo, por exemplo, o vendedor deverá saber que o sudeste é a região campeã de fraudes.

Leia também: Rodrigo Nasser explica o que podemos esperar para o e-commerce em 2022

Outro ponto levantado pela especialista durante o Congresso Santa Catarina 2021 é o fato de haver uma “evolução da fraude”. Segundo ela, hoje existe um enorme problema em relação aos vazamentos de dados, assim como informações sensíveis cada vez mais disponíveis. “Não bastasse isso, os fraudadores são especialistas no que fazem e estudam o meio em que a fraude ocorre”. Como comparativo, Jolo mostrou que a quantidade de pedidos entre 2019 e 2020 aumentou em 74%, enquanto o número de tentativas cresceu 53,61%.

Já no primeiro semestre de 2021, o número de fraudes na região Sul ficou em 0,9%. “No ano passado, essa região fechou em 0,8% em tentativas de fraudes. Como o nosso levantamento desse semestre ainda não inclui datas como a Black Friday, por exemplo, podemos afirmar que o número de 2021 será o dobro de 2020”, alertou Jolo.

A seguir, você acompanha o número das fraudes por Estados na região Sul:

Como se proteger?

Para proteger seu negócio, Jolo recomendou a utilização de um sistema antifraude que te traga equilíbrio. “Quando eu coloco muitas travas na venda por conta da fraude, fatalmente impacto nas conversações. Por isso, opte por sistemas que garantam menor tempo de aprovação. Zerar o número de fraudes é praticamente impossível, mas dá, sim, para trabalhar buscando o mínimo de problemas”.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil

Leia também: Ministro diz que mercado digital é importante para modernizar Mercosul

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER