Como mostrou a Nuvemshop, o último Dia dos Namorados movimentou R$ 194 milhões no faturamento das PMEs. Com as compras, infelizmente também ocorrem as fraudes no online — segundo a ClearSale, o período registrou 2,8% no valor total de tentativas no país.

A boa notícia é que o dado equivale a R$ 96 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, uma redução de 40% no comparativo com 2022. No período de 29 de maio até 12 de junho, a empresa analisou quase R$ 3,5 milhões em pedidos no e-commerce, o ticket médio da fraude foi de R$1.183.
O que explica a diminuição das fraudes
A redução das tentativas de fraudes no e-commerce é um fenômeno que vem sendo observado em outras datas sazonais do varejo. Para Marcelo Queiroz, head de estratégia e novos mercados da ClearSale, a desaceleração do e-commerce por conta do endividamento da população pode explicar a redução das fraudes.
No entanto, o especialista acredita que o acesso à informação e a conscientização do consumidor sobre tentativas de fraudes também contribuíram para a redução. “O combate aos golpes é um trabalho efetivo, tendo em vista que o ticket médio de pedidos bons foi 10,9% maior do que no ano anterior”, avalia Queiroz.
Categorias
Entre as categorias de Dia dos Namorados que mais sofreram tentativas de fraude neste ano estavam:
– eletrônicos (3,9%), com ticket médio de R$2.610;
– celulares (3,9%), com R$ 2.758;
– games (3,5%), com ticket médio de R$ 1.982;
– e informática (2,7%), com R$ 2.668.
Regiões
A região Norte registrou o maior índice de tentativas de fraude do país, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.353; o segundo lugar ficou com o Nordeste, com 3,7% e ticket médio de R$ 1.226. As regiões Centro-Oeste e Sudeste ficaram empatadas, ambas com 2,8%. Todavia, a primeira obteve ticket médio de R$ 1.418 e a segunda fechou com R$ 1.119.
Marketplace
Ainda de acordo com o levantamento, o setor apresentou 3,6% em tentativas de fraude, com mais de R$ 1 milhão em valor total de pedidos realizados. No Dia dos Namorados, o ticket médio da fraude no Marketplace foi de R$ 2.004, enquanto o de pedidos bons foi de R$ 792.
Essa diferença, no entanto, não pode ser considerada surpreendente, já que fraudadores buscam produtos mais caros e com maior liquidez, conforme aponta a ClearSale.