Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

As cinco frases mais inspiradoras de Obama no Vtex Day

Quinta-feira, 30 de maio de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Com um sorriso no rosto e sua maneira simples, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou a uma plateia de cerca de dez mil pessoas nesta quinta-feira (30).

Em cerca de uma hora de conversa, Obama abordou desde meio ambiente até os desafios de diários de um ex-presidente. Muitas das suas falas foram direcionadas a líderes e empresários, e o E-Commerce Brasil compilou cinco das mais inspiradoras ditas durante a  sua apresentação no Vtex Day:

Presidente Barack Obama no Vtex Day 2019/Divulgação
Presidente Barack Obama falou sobre diversidade e liderança no Vtex Day 2019/Divulgação

“O Brasil conta com uma diversidade maravilhosa, e essa é uma das suas grandes forças”

Pluralidade foi um dos pontos mais abordados por Obama durante o evento. O primeiro presidente negro dos Estados Unidos fez questão de enfatizar a importância de times plurais para o sucesso de um projeto.

“Criatividade e imaginação acontecem quando pessoas de diferentes origens [backgrounds] se encontram”, afirmou.

Na opinião de Obama, a diversidade demográfica do Brasil, que conta com diversas etnias e gêneros na sua população, é um fator fundamental para se evoluir caso o país queira decolar.

“Se [na sua equipe] só existem homens, que pensam igual e se parecem todos iguais, você está perdendo algo muito importante no caminho”, cravou, em meio a aplausos efusivos.

Ele inclusive fez uma comparação com o basquete. Segundo o ex-presidente, a liga americana (NBA) está melhorando a cada ano, principalmente, porque atletas internacionais estão indo jogar nos Estados Unidos, levando consigo conhecimento local.

No caso de uma empresa, isso significa diversidade. “Se negros não estão inclusos, você está deixando talento para trás. Se mulheres não estão inclusas, vocês estão deixando talento para trás.”

“Não podemos ter medo de contar com gente mais inteligente que nós na equipe”

Obama disse ser muito comum esperarem de um líder todas as respostas – certas – para todas as perguntas. Mas, principalmente no caso de um presidente, é impossível ser especialista em todos os assuntos.

Durante os seus mandatos, ele era questionado de temas que iam de mudança climática a armamentos nucleares. “Posso não ser especialista em todos os campos, mas o que eu posso é ter gente ao lado que tenha as respostas certas”, aconselhou.

Com a experiência, contou, ele se acostumou a tomar decisões com base em probabilidades. “Se eu tivesse os dados certos, e tivesse escutado as pessoas certas, teria 55% de chance de fazer a escolha certa sobre uma questão [na qual ele não é especialista]. Você não vai tomar as melhores decisões sempre, mas, com o tempo, vai fazer escolhas melhores”, concluiu.

“Eu sabia que estava certo quando as pessoas ao meu redor geravam discussão”

Obama arrancou diversos aplausos efusivos dos cerca de dez mil participantes/Júlia Rondinelli
Obama arrancou diversos aplausos efusivos dos cerca de dez mil participantes/Júlia Rondinelli

Parte dos reflexos de ter uma equipe competente e diversa na sua composição é a possibilidade de gerar debates, muitas vezes acirrados e com lados opostos.

Mas, segundo Obama, essa é uma “dor de cabeça” positiva, já que todas as cabeças pensam na mesma direção. E é uma consequência, também, de uma sala de aula que funciona.

“Algo que me preocupa nos sistemas educacionais – tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos quanto em qualquer outro lugar – é que você precisa oferecer aos jovens mais do que apenas absorver informações, ensinar matemática, como fazer. É preciso fazê-las analisarem criticamente os dados que elas recebem”, defendeu.

“Não é sobre você”

Essa frase deve doer no ego de muita gente. Na do ex-presidente, inclusive.

Quando estava na faculdade, ele costumava participar de passeatas militantes e, em determinado momento, começou a reclamar por achar que merecia mais espaço para falar no palco. Mas a resposta de uma professora marcou a sua vida.

“Não é sobre você. É sobre a causa. Sobre os sofrimentos [das outras pessoas]. Seus sentimentos, seu ego, isso não importa”, falou a professora. Essa frase o fez mudar completamente de perspectiva. “Tive de tirar o meu ego da frente, independentemente da atenção que ganhasse, das oportunidades que eu tivesse [para discursar]”, disse Obama.

“Continuem otimistas”

“Há momentos em que recebemos apenas notícias ruins. Guerra, conflitos. Mas, se você olhar o curso da História, nunca houve um tempo em que as pessoas estivessem mais saudáveis, mais bem educadas, mais tolerantes, menos violentas do que hoje. Não temos uma garantia de que esse progresso vai continuar. Mas devemos ter esperança pelo fato de que o mundo é muito diferente do que há 100 anos. E, por muitos ângulos, melhor.”

Por Caio Colagrande, da redação do E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

2 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Uma Palestra interessante em que o Dr. Obama conseguiu abordar diversos temas. Despertou confiança, otimismo, emoções, humildade e senso de liderança.

    Responder
  2. Um cara que foi eletio O PIOR PRESIDENTE NA HISTÓRIA NORTE-AMERICANA, um cara que fez ressurgir o ódio entre classes sociais, etnias, valorizou nações descaradamente terroristas ou financiadoras do terrorismo, um autêntico disseminador de mentiras entre tantas outras qualidades inerentes à esquerdopatia americana, consegue ter o ecoommerce brasil como divulgador de baboseiras de butikim como algo fomentador de algum brilhantismo. Poupem-me, sumindades do ecommerce!

    Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.