Em meio a um cenário de publicidade excessiva e consumidores cada vez mais exigentes, a Web Estratégica irá apresentar soluções para combater a dependência excessiva de mídia e altos custos de aquisição no Fórum E-commerce Brasil 2024, demonstrando como uma estratégia de conteúdo bem estruturada pode transformar a jornada de compra no e-commerce e aumentar significativamente as taxas de conversão.
No evento, especialistas da Web Estratégica irão ilustrar como o conteúdo pode ser utilizado no contexto do varejo online, não só para atrair a audiência, mas também para auxiliar o visitante na decisão de compra, além de realizar diagnósticos em tempo real, demonstrando como funciona a estratégia de conteúdo e o potencial de seus resultados.
O excesso de publicidade prejudica o e-commerce
Os consumidores estão rejeitando o excesso de publicidade. Segundo a pesquisa “The Empowered Consumer”, da Accenture, 75% dos clientes reclamam do grande volume de anúncios, o que resultou na desistência de 74% das compras nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023. Esses dados revelam um panorama preocupante para o e-commerce, no qual a saturação de publicidade pode afastar potenciais clientes em vez de atraí-los.
“A verdade é uma só: os clientes não aparecem do nada. Por isso, se você deseja atraí-los com suas publicações, é essencial ter uma estratégia de conteúdo planejada de forma eficiente. Este tipo de planejamento não só ajuda a empresa a crescer, como também a beneficia para que ela não caia nessa estatística de desistência”, afirma Rafael Rez, fundador e CMO da Web Estratégica, e autor do livro “Marketing de Conteúdo: A moeda do Século XXI”.
Conforme a pesquisa da Accenture, o excesso de publicidade também afeta como as pessoas se sentem: 73% dizem se sentir invadidas por muitas opções de compra e 71% não vê melhorias com as propagandas, registrando até um aumento de tempo e esforço para poder tomar uma decisão de compra.
A estratégia de conteúdo vem para combater esses números, ajudando a guiar os consumidores em um caminho mais eficiente e a construir relacionamentos baseados em confiança e valor percebido. “Uma estratégia de conteúdo sólida permite que você se conecte de forma mais eficaz com seu público. Não se trata apenas de produzir conteúdo, mas de produzir o conteúdo certo. Aquele que fala diretamente com as necessidades e interesses da sua audiência, estabelecendo uma relação de confiança e valor”, diz Rafael.
Conteúdo gera até 39% mais conversões para o e-commerce
A criação consistente de conteúdo de valor ajuda a gerar mais tráfego e conversão nos canais das empresas, que estão posicionadas em um mercado que possui cerca de 2 milhões de lojas on-line, que venderam R$ 254,4 bilhões em 2023, segundo a BigDataCorp e a pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit.
Para isso, é necessário seguir alguns passos básicos, como identificar e definir objetivos específicos e analisar o mercado que está incluído e sua concorrência. O marketing de conteúdo, então, visa engajar os clientes por meio de material informativo e relevante, criando um vínculo de confiança. Essa conexão emocional e informativa auxilia na diferenciação de uma marca em um mercado repleto de opções.
“Compreender profundamente sua audiência-alvo é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de conteúdo. A chave está em conhecer não apenas quem é seu público, mas também o que eles valorizam, suas necessidades, desafios e comportamentos”, afirma Rafael. Ele destaca que uma pesquisa realizada internamente pela Web Estratégica indicou que clientes que transitam por um hub de conteúdo antes de realizarem compras on-line representam uma taxa de conversão de 39% maior do que consumidores que apenas visitam o site.
Otimização da jornada de compra através de conteúdo
O uso de hubs de conteúdo ajuda a captar o usuário antes mesmo da intenção de compra, além de realizar a atração de visitantes qualificados com baixo custo, ajudar a criar audiências para remarketing e fortalecer a marca e posicionamento na mente do consumidor, por meio de uma plataforma proprietária.
Outras oportunidades de uso de conteúdo por empresas de e-commerce são as perguntas frequentes (FAQs, na sigla em inglês), que ajudam os clientes a encontrar rapidamente as respostas que precisam, acelerando o processo de compra; os guias de compra, que posicionam a marca como especialista no setor, aumentando a confiança e credibilidade; e os tutoriais, que ensinam os clientes a usar os produtos de maneira eficaz, aumentando a satisfação e o sucesso pós-compra.
“Mais do que atrair visitantes para o e-commerce, uma estratégia de conteúdo bem elaborada pode ajudar o cliente durante a jornada de compra. Isso gera mais conversões e é extremamente lucrativo. Cada pequena vantagem sobre um concorrente pode significar milhões em receita, em um mercado tão competitivo como o e-commerce”, finaliza o fundador da Web Estratégica.