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Workshop - Vendas: estratégias de ciclo de vendas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Começou nessa terça-feira, 28, o Fórum E-Commerce Brasil. O principal evento de e-commerce da América Latina traz diversas atividades técnicas e de negócios em oito áreas de conteúdo. A Sala Workshop – Vendas começou com a apresentação ‘Stop Talking. Lifecycle sales strategies’, com executivos da Pmweb.

Caroline Miltersteiner, Strategic Services Leader da Pmweb, abriu o workshop explicando que ciclo de vida é um conjunto de pontos-chave do caminho que a maior parte dos clientes seguem no decorrer do seu relacionamento com as marcas.

“O que faz uma marca conquistar o cliente? Com certeza é tratar as pessoas desde o primeiro contato com um atendimento personalizado. Precisamos saber que cada consumidor está em um momento diferente de contato ao entrar no seu site. Isso traz diferentes perfis de cliente no processo de compra”, define Caroline.

Ela ressalta que todos os clientes estão dando sinais e se você não souber ouvir eles vão se distanciar da sua loja. “Existe um resultado muito grande no efeito da segunda venda. Se você consegue fazer com que o cliente volte, isso é um sinal que o investimento inicial está no caminho certo. Nem todo mundo quer tudo ao mesmo tempo. Quando você personaliza o conteúdo você aumenta a efetividade dos resultados”, exemplifica a Strategic Services Leader da Pmweb.

Não podemos apenas falar e não ouvir:
– Uma estratégia individualizada gera até 20 vezes mais resultados;
– Ações de relacionamento engajam 2 vezes mais clientes;
– Ações que ajudam na decisão de compra convertem oito vezes mais receita.

Para gerar R$ 50 mil em vendas, você precisa enviar:
– 250 mil e-mails com a oferta do dia genérica ou 27 mil e-mails de abandono de carrinho.

Para Rafael Sebrão, Customer Success Manager da Pmweb, existem quatro etapas para o Lifecycle:
– Base de dados
– Tecnologia
– Planejamento
– Comunicação

Já Vanessa Siqueira, Customer Success Manager da Pmweb, revela que para turbinar a estratégia é necessário analisar o retorno das ações de ciclo de vida, afinal, você é o seu benchmark (confira nas imagens abaixo alguns exemplos de ações de ciclo de vida).

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Por Eduardo Mustafa