Com o objetivo de oferecer dicas de marketing aos aplicativos de comércio eletrônico, a CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, apresentará, na 14ª edição do Fórum E-Commerce Brasil, insights do seu relatório específico sobre o setor: o Ecommerce App Engagement Benchmark Report. Considerada a maior feira do segmento na América Latina, o evento acontecerá em São Paulo (Transamérica Expo Center) entre os dias 25 e 27 de julho.
Criada em 2013, na Índia, mas, atualmente, sediada na Califórnia, a CleverTap levantou, em 2022, uma rodada da Série D de US$ 105 milhões. De acordo com a marca, que utiliza inteligência artificial, machine learning e análises avançadas para entender o comportamento dos usuários e criar campanhas segmentadas, os aplicativos de comércio eletrônico oferecem conveniências e valores incríveis aos consumidores. Isso se tornou ainda mais aparente durante a pandemia e, mesmo após o fim das medidas de isolamento, a preferência permaneceu e se tornou hábito para muitos. Hoje, as compras online são extremamente populares, seja em um computador ou em um dispositivo móvel. Novas opções de pagamento e programas de fidelidade estão ajudando a tornar o comércio eletrônico móvel uma indústria cada vez mais próspera.
Para Victor Paschoal, Diretor de Marketing da CleverTap na América Latina, os dados de referência da marca podem ajudar um aplicativo de comércio eletrônico a entender o mercado e a melhor forma de capturar os gastos do consumidor: “Sabemos que, com o sucesso, vem também a competição. O desafio para os profissionais de marketing de comércio eletrônico é destacar seu aplicativo, incentivar os usuários a fazerem compras, tanto planejadas quanto por impulso, para que ele continue voltando para o app”.
Com dados amplos sobre como os usuários tendem a se comportar em vários pontos de sua jornada, confira três das dez principais métricas que os profissionais de marketing devem seguir para aumentar a taxa de conversão de seus aplicativos:
1. Taxa de Instalação até o Cadastro – Mede a porcentagem de usuários que instalaram um aplicativo e também criaram uma conta
Segundo o relatório, 32% dos novos usuários se inscrevem em uma semana. Essa taxa é 50% maior do que a taxa de instalação para inscrição para aplicativos fintech, por exemplo. Assim como os usuários de aplicativos fintech, os usuários de aplicativos de comércio eletrônico desejam facilitar sua vida cotidiana. Ambos os tipos de aplicativos são altamente orientados a transações, então muitos usuários são rápidos em criar uma conta depois de instalá-lo. Eles têm negócios a fazer – seja encomendar suas compras semanais ou comprar um novo par de sapatos – e querem fazer isso rapidamente.
2. Tempo médio para cadastro – Mede quanto tempo leva para um novo usuário se registrar e fazer login no seu aplicativo.
72% dos usuários que se inscrevem, o fazem em até 33 segundos após iniciar o aplicativo pela primeira vez. Os usuários que se inscrevem imediatamente após a instalação de um aplicativo indicam uma alta intenção de começar a usar o aplicativo – embora obviamente ainda haja espaço para melhorar esse número. A CleverTap recomenda que os profissionais de marketing usem avisos e informações sobre os benefícios de um aplicativo para motivar os usuários que demoram a se registrar e interagir com aqueles que se movem rapidamente para configurar. Se o seu benchmark for menor, pode ser devido à mecânica do app. Para fazer uma compra, os consumidores podem apenas fornecer informações mínimas e não criar uma conta – em vez disso, fazer o check-out como um “convidado”.
3. Cadastro até a conversão – Mede quantos usuários recém-inscritos concluem uma compra pelo menos uma vez no primeiro mês
57% dos usuários compram no primeiro mês. Embora outras verticais, como fintech, possam ter uma taxa mais alta, isso pode ocorrer porque esses tipos de aplicativos são mais críticos para a conclusão das atividades do dia a dia. Altas taxas de registro e compras frequentes indicam alto engajamento. Para os profissionais de marketing, isso significa uma oportunidade de aumentar as receitas e a retenção, desde que entendam essa estratégia.
“Essas métricas permitem que você compare o desempenho do seu aplicativo de comércio eletrônico com os benchmarks do setor, fornecendo informações sobre como os consumidores se envolvem com as marcas para que você possa criar estratégias eficazes para aumentar o engajamento”, finaliza Victor.
Além das demais métricas, a CleverTap também apresentará, no Fórum E-Commerce Brasil 2023, as demais novidades da sua plataforma, que incluem o TesseractDB™, seu banco proprietário de dados, o RenderMax, tecnologia proprietária e inovadora que pode aumentar em até 90% as taxas de renderização de notificações por push, e o Scribes, primeiro assistente de copy text com inteligência artificial que também pode analisar e ajustar o tom emocional do seu conteúdo.