A chegada do segundo semestre traz grandes oportunidades de negócios para o comércio eletrônico, com datas importantes do varejo. Além das datas sazonais, o E-Commerce Brasil promoverá, em julho, o Fórum E-Commerce Brasil, o maior evento de e-commerce da América Latina, onde serão apresentadas diversas soluções e tecnologias ao setor.
Agora você deve estar se perguntando como preparar seu negócio digital para o semestre mais importante do varejo, certo?
A resposta não é simples nem linear, mas de modo geral é preciso diversificar os canais de venda, ampliar a presença de sua marca em ambiente digital, preparar o seu backoffice para a alta na demanda e acompanhar as tendências em tecnologia que permeiam o e-commerce.
Encontre o parceiro certo para iniciar, expandir e inovar em seu negócio digital
Acompanhar e incorporar as principais tendências de tecnologia aplicadas aos negócios é um grande desafio, que se torna mais simples com os parceiros certos.
Um desses parceiros é a FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, e que traz para o mercado o Full Digital Commerce que, por meio de jornadas digitais estruturadas pode transformar os negócios digitais e resolver os cincos principais desafios enfrentados no e-commerce:
1. Estruturar a jornada digital;
2. Fortalecer canais de venda;
3. Acelerar o alcance de resultados;
4. Melhorar a experiência do cliente;
5. Transformar o ecossistema e gerar novas fontes de receita.
Um ponto positivo é que a Jornada Full Digital Commerce pode contribuir para empresas em diferentes momentos digitais ou estágios de maturidade, ou seja, pode ajudar empreendedores que desejam iniciar, expandir ou inovar em seus negócios digitais.
E para cada momento digital do cliente, existe uma coleção de serviços sugerida de acordo com suas necessidades, divididas nos estágios de experimentação, consolidação e inovação.
No estágio de experimentação, a FCamara utiliza aceleradores e serviços de ciclos rápidos e baixo investimento para validar as hipóteses e comprovar quais iniciativas oferecem maior potencial de retorno.
No segundo momento digital, ou estágio de consolidação, é viabilizada toda a estrutura digital necessária para escalar as iniciativas digitais por meio de serviços integrados por uma gestão especializada em comércio digital.
Por fim, no estágio de inovação, a FCamara agrega ainda mais valor para o negócio digital com soluções personalizadas que diferenciam a marca e promovem uma transformação nas possibilidades de receita e fidelização.
Como ter uma iniciativa digital de sucesso?
Além de contar com um parceiro consolidado como a FCamara, preparar o seu negócio digital para o semestre mais importante do varejo, permeia se envolver em algumas iniciativas práticas.
O primeiro passo é estruturar o site da sua marca para funcionar da melhor maneira possível, pois ele será sua principal plataforma de vendas. O objetivo é oferecer ao cliente um site com navegação descomplicada para que ele não desista da compra em nenhuma das etapas.
O segundo passo é ampliar sua presença na internet. É fundamental estar presente nas redes sociais, oferecer um e-mail de contato para o cliente, trazer conteúdo de qualidade por meio de um blog etc. O objetivo é facilitar o acesso do cliente ao seu negócio antes, durante ou depois da compra.
A terceira etapa é pensar em estratégias para trazer tráfego para sua plataforma principal de vendas, por meio de anúncios e implementação de técnicas de SEO. Pense em suas campanhas, o que você vai oferecer de diferente em cada uma dessas datas do varejo?
Cupom de desconto, frete grátis, desconto progressivo? O objetivo é pensar nessas estratégias com antecedência e aproveitar o boom de vendas quando chegarem as datas comemorativas.
Um passo muito importante é estar em contato com as melhores tecnologias e soluções. Ter uma participação estratégica nos melhores eventos do mercado pode contribuir ativamente em grandes tomadas de decisões, impactando diretamente no resultado dos negócios digitais.
Para facilitar essas e outras iniciativas, a FCamara, patrocinadora Fórum E-Commerce Brasil 2023, estrutura a Jornada Full Digital Commerce em quatro pilares principais baseados nos conceitos de Estratégia, Construção, Gestão & Sustentação e Aceleração.
– Estratégia desenvolvida após a etapa de consultoria para concepção, modelagem, implantação, amadurecimento e escala das atividades digitais;
– Construção da jornada digital por meio de lojas virtuais B2C ou B2B, soluções de pagamentos, integrações, análises de dados, marketplaces, aplicativos, inteligência artificial, entre outras soluções;
– Gestão & Sustentação com o monitoramento contínuo dos ambientes digitais de seus clientes, aposta em uma gestão de operação data-driven e aloca especialistas para a manutenção e evolução das soluções digitais que garantem a estabilidade e crescimento;
– Aceleração do negócio com ações de geração de tráfego, qualificação de leads, relacionamento com clientes e aumento de conversão.
Quer entender como a parceria com a FCamara vai levar seu comércio digital a alcançar todos os resultados esperados? Entre em contato com um consultor para mais informações.