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[Fórum E-Commerce Brasil 2016] Como a usabilidade e o design ajudam a aumentar vendas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O design pode ser um investimento com resultados significativos na lucratividade do seu e-commerce. Este é um bom resumo para a palestra de Austin Knight da HubSpot, durante o Fórum E-Commerce Brasil 2016.

Quais são as técnicas usadas pelo Hubspot, ícone e referência mundial em novas técnicas de vendas e o “novo” marketing?Puro design, dados e “thoughtful solutions”. Para Austin, o design não é apenas algo importante para os profissionais da área de criação, mas sim uma preocupação do usuário. O usuário se preocupa com o design dos produtos:

  • 90% das impressões dos usuários são impacientes quando um site tem baixa performance
  • 79% dos usuários vão para outro site se não encontram o que procuram
  • Os usuários medianos abandonam o site em 2 segundos (se preocupam com a rapidez no carregamento)
  • Segundo a Amazon, o atraso de 1 segundo custa 1,6 bilhões de dólares
  • 50 milhões de aplicativos são baixados, mas 95% são abandonados dentro de 1 mês
  • 200 aplicativos dominam todo o mercado de marketplace

Experiência do usuário é um bom investimento

Por conta disso, o nível de negócios aumenta e as mudanças pequenas impactam. Propagandas relevantes como um lance criado pela Taco Bell no Snapchat que conseguiu 244 visualizações em um único dia, são um bom exemplo disso. Dados comprovam que se você investir 10 mil dólares em usabilidade você teria um crescimento de mais de 200% em 10 anos.

O próprio Google é um indicador da necessidade de adaptarmos nossos negócios de acordo com a experiência do cliente quando pune os sites que não são otimizados para mobile ou que mandam pop’ups no mobile.

Mas nem todos os varejistas estão sabendo aproveitar essas oportunidades. Um estudo (http://uxd.to/kpcd) comprova que o tempo que as pessoas gastam nas plataformas é desproporcional ao investimento que fazemos nelas. São mais de mil minutos gastos por mês nas redes sociais. O Instagram já tem mais de 60% de penetração, o Linkedin, mais de 50% e o Snapchat está crescendo em uma velocidade incrível (350 minutos por mês).

O Facebook e o Snapchat estão avançando muito porque estão entendendo que as plataformas de imagem estão crescendo e têm grande tendência de compra (como o Pinterest). Apesar disso, pela primeira vez as vendas de smartphone estão caindo (em contraponto, o eco da Amazon com base de voz está crescendo).

As pessoas estão preocupadas com a segurança de dados sensíveis e a privacidade e por isso têm medo dos dados que estão sendo coletados. As pessoas estão se perguntando “em quais empresas podemos confiar?”.

 

Relatório: uxd.to/kpcd

Entenda seu público num nível mais profundo

O Hubspot realizou uma série de mudanças em sua própria plataforma, segundo Austin, essas mudanças aconteceram nas seguintes etapas:

  • Revisão do Analytics;
  • Mapa de Calor;
  • Testes e pesquisa com perguntas específicas;
  • Entrevistas com clientes para entender as metas deles com o Design
  • Feedbacks voluntários
  • Análise de interações
  • Conteúdo inteligente (ferramenta do Hubspot que permite detectar quem é o usuário e entregar experiência customizada, o que é díficil
  •  Testes de qualidade em diferentes dispositivos e localizações
  •  Inbound com 20 mil pessoas

Saiba mais em: https://austinknight.com/