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Foot Locker registra queda de aproximadamente 30% nas ações

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Foot Locker experimentou, na sexta-feira (30), uma retração de quase 30% em suas ações. A negativa ocorreu depois que a varejista afirmou esperar queda na receita de 2022, já que prevê que não poderá mais vender tantos produtos da Nike — seu principal fornecedor.

A partir do quarto trimestre de 2022, a Foot Locker disse que nenhum fornecedor representará mais de 55% de suas compras de fornecedores, em comparação com 65% no mesmo período do ano passado. Em uma base anual, as compras da Nike não excederão 60% do total de compras este ano, disse, abaixo dos 70% em 2021 e 75% em 2020.

A empresa disse que os ajustes refletem a mudança acelerada da Nike para vender mais de seus tênis e roupas diretamente aos consumidores. Por sua vez, a Foot Locker disse que está aumentando seus próprios esforços diretos ao consumidor, lançando várias marcas próprias, incluindo roupas.

Marcas de tênis como Nike e Under Armour têm sido muito claras sobre seus esforços para reduzir a dependência de parceiros atacadistas. Ao vender através de suas próprias lojas físicas e sites, essas marcas esperam obter margens de lucro mais altas. Isso forçou atacadistas, como Foot Locker e Dick’s Sporting Goods , a lançar mais de suas próprias linhas.

Durante uma ligação com analistas, a gerência da Foot Locker disse que a empresa também estará se apoiando em relacionamentos existentes com marcas como New Balance, Puma e Crocs. As ações da Foot Locker na sexta-feira atingiram uma baixa de 52 semanas de US$ 26,36, fechando em US$ 29,07. Suas ações caíram cerca de 33% no acumulado do ano.

O lucro líquido da Foot Locker para o período de três meses encerrado em 29 de janeiro encolheu para US$ 102 milhões, ou US$ 1,02 por ação, de US$ 123 milhões, ou US$ 1,17 por ação, um ano antes. Excluindo itens únicos, ela ganhou US$ 1,67 por ação, superando as estimativas dos analistas de US$ 1,44, com base em uma pesquisa da Refintiv.

As vendas cresceram 6,9%, para US$ 2,34 bilhões, de US$ 2,19 bilhões um ano antes. Isso superou as expectativas de US$ 2,33 bilhões.

Foot Locker: resultados e planejamento

Mais preocupante para os investidores foi a perspectiva sombria da varejista de calçados para 2022. A Foot Locker disse na sexta-feira que espera que as vendas caiam de 4% a 6% este ano, e as vendas nas mesmas lojas devem cair de 8% a 10%.

Os analistas esperavam um crescimento de receita de 2% em relação ao ano anterior, de acordo com a Refinitiv. A Foot Locker também disse que este ano estará passando por um período em que os consumidores terão dólares extras de estímulo em seus bolsos para gastar.

A empresa disse na sexta-feira que planeja implementar um programa de economia de custos, que será lançado em breve, para cortar cerca de US$ 200 milhões em despesas a cada ano. O conselho da Foot Locker também aprovou um novo plano de recompra de ações de US$ 1,2 bilhão.

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Fonte: CNBC