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Fontes, estratégia e budget são principais problemas do marketing de conteúdo

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Ascend 2, a falta de fontes de criação de conteúdo é o maior desafio dos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo. Mais de 40% dos entrevistados disseram que a falta de uma estratégia eficiente – e a criação e distribuição de conteúdo como um resultado – também é um problema. Já a restrição do budget (orçamento) é o terceiro maior desafio, citado por 40% dos entrevistados.

Segundo uma outra pesquisa realizada em Janeiro de 2015 pela Curata, há algumas tendências que podem ajudar os profissionais de marketing a superarem esses desafios. O estudo mostrou que a está se tornando mais comum para empresas ter um executivo que seja diretamente responsável por toda a estratégia de marketing de conteúdo. 49% dos profissionais entrevistados disseram que suas empresas tinham um executivo como esse, um crescimento de 43% em relação a 2014, e 60% acreditavam que essa poderia ser uma estratégia a ser adotada no próximo ano.

Ter um líder na empresa responsável por dirigir a criação de uma estratégia ajuda a gerenciar melhor as fontes. Saber quais conteúdos existem e quais podem ser reutilizados e ressignificados pode ajudar os profissionais a aumentarem seus budgets – e evitar o desperdício de tempo e recursos. No entanto, segundo a pesquisa, quase 4 em cada 10 pessoas disseram que nunca realizaram auditoria de conteúdo em suas empresas e 8% disseram que fazem isso apenas duas vezes por ano.

Menos de um terço dos entrevistados conduzem uma auditoria de conteúdo trimestralmente (18%) ou semestralmente (14%) e um quarto o fazem apenas uma vez por ano. Apenas um quinto dos entrevistados afirmam ter processos específicos dentro da empresa para assegurar o reuso otimizado de conteúdo.

Com informações de: eMarketer