Redação E-Commerce Brasil

Fluxo de clientes em lojas físicas cai em 2016, diz pesquisa

Quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017   Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência destinada ao varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo físico em 2016 teve uma retração de 12% em relação a 2015.

O estudo identificou que o movimento nas lojas de rua teve uma queda de 11,37% em comparação ao ano anterior (2015 contra 2016). As lojas de rua começaram o ano passado com um recuo de 21,79% e finalizaram o ano com a melhor performance em dezembro, com alta de 21,10%, impulsionadas pelo movimento de compras do Natal.

Já nos shopping centers, o fluxo caiu 11,92%. O setor iniciou 2016 com uma queda muito maior em relação às lojas de rua (32,22%) e também teve alta em dezembro, com um aumento de 51,40%.

“O movimento no varejo físico teve uma queda representativa comparado a 2015. Percebemos que a crise que assolou o País em 2016 também afetou o movimento no varejo”, diz Henrique Brandão, Insights Manager da Seed Digital

Natal 2016

O estudo também identificou o aumento do fluxo no comércio durante a semana que antecede o Natal, uma das datas mais esperadas do varejo físico. A Seed mediu diversos períodos do mês de dezembro e identificou que os dias que apresentaram os maiores picos foram sábado, dia 17 e sexta, dia 23 de dezembro. Ainda de acordo com a empresa, a semana que antecedeu o Natal (19 a 24 de dezembro) de 2016 correspondeu a 27% do fluxo total de clientes do mês de dezembro.

O “Índice SEED de Varejo”, que analisa o fluxo de pessoas em lojas de rua e shopping, é calculado automaticamente por meio da ferramenta da SEED Digital implantada em seus clientes. Os números apresentados no levantamento são a consolidação das informações dos clientes, agrupados entre lojas de shoppings e lojas de rua, apresentando informações consolidadas sobre eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedos, ótica, moda e artigos esportivos.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.