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FIPE/Buscapé aponta aumento de 0,11% na inflação no e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Índice FIPE/Buscapé teve aumento mensal de 0,11% em abril/16, completando uma série de 63 meses – mais de 5 anos – caracterizada por queda de preços em 46 meses, ou 73% do período, conforme ilustra a figura 1. As variações de preços predominantemente negativas do Índice FIPE/Buscapé refletem o dinamismo e concorrência do setor de e-commerce, bem como a natureza dos produtos que são mais frequentemente comprados no mesmo. 

Figura 1 – Variações Mensais do Índice de Preços FIPE/Buscapé (%)

indice FIPE Buscape em Abril de 2016

Dos dez grupos de produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé, sete apresentaram queda de preço no mês de abril/16, conforme a figura 2: Casa e Decoração (-1,26%), Eletrônicos (-0,30%), Telefonia (-0,24%), Moda e Acessórios (-0,19%) e Informática (-0,15%). Das 159 categorias pesquisadas, 57, ou 36%, tiveram queda média de preço de -0,70%, com destaque para: “mala” (-3,80%), “sofá/estofado” (-2,71%), “chuveiro/ducha” (-2,66%), “cama” (-2,63%), “depilador elétrico” (-2,54%), “panela de pressão” (-2,38%) e “aquecedor de água” (-2,37%). Cinco dos dez grupos tiveram aumento de preço: Brinquedos e Games (2,65%), Esportes e Lazer (2,05%), Cosméticos e Perfumaria (0,98%), Eletrodomésticos (0,86%) e Fotografia (0,32%). Das 159 categorias de produtos pesquisadas no mês de março, 102, ou 64%, tiveram aumento médio de preço de 1,11%, com destaque para: “bonecas” (3,77%), “mochila” (2,95%), “lavadora de alta pressão” (2,88%), “bicicleta ergométrica” (2,83%), “home theater” (2,80%), “perfume” (1,99%) e “ventilador/circulador” (1,97%).

Figura 2 – Variações Mensais do Índice FIPE/Buscapé por Grupos de Produtos (Abr16/Mar16)

indice FIPE Buscape em Abril de 2016

A variação anual abril16/abril15, de 5,89%, caiu sensivelmente em relação à variação anual média de 9,9% dos últimos quatro meses. Esta queda deveu-se ao fato da elevada variação mensal de 4,73% de abril de 2015 ter sido substituída pela variação de 0,11% de abril de 2016. A despeito desta queda da variação anual, manteve-se a expressiva reversão de tendência do Índice FIPE/Buscapé – em relação ao patamar anterior de -3% – ao longo dos últimos 12 meses: maio/15 (1,21%), junho (0,26%), julho (2,03%), agosto (1,98%), setembro (3,54%), outubro (4,17%), novembro/15 (6,92%) e, principalmente, dezembro/15 (9,24%), janeiro/16 (9,01%), fevereiro/16 (10,72%), março/16 (10,78%) e abril/16 (5,89%), conforme ilustra a figura 3. Se observar o início da série do Índice FIPE/Buscapé, a variação anual passou de um patamar de cerca de -10%, em 2012, para cerca de +10%, no 1º trimestre de 2016, ou seja, a variação anual aumentou cerca de 22%. Esta reversão reflete a aceleração da inflação geral, que medida pelo IPCA passou de um padrão de variação anual de 6,5% para 10,5%, e também a valorização do dólar, que apresenta forte ascensão ao longo dos últimos cinco trimestres: 1º tri15/14 (21,6%), 2º tri15/14 (37,7%), 3º tri15/14 (54,8%), 4º tri1/14 (50,7%) e 1º tri16/15 (34,0%). É importante ressaltar, neste sentido, que algumas categorias que têm peso significativo no e-commerce são influenciadas de forma defasada pelo aumento do mesmo: Eletrônicos, Informática, Fotografia e Telefonia.

Figura 3 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé (Mês t / Mês t-12)

indice Buscapé Abril2

A figura 4 ilustra que os preços no comércio eletrônico têm variação anual apenas 1,27% superior à variação dos preços médios do IPCA no período mar16/mar15, e que enquanto neste período os preços do e-commerce subiram 10,78%, o IPCA registrou aumento de 9,39%. A partir de abril/16 provavelmente a variação anual do Índice FIPE/Buscapé voltará a ficar inferior à variação do IPCA, como tem ocorrido ao longo da série.  Ao longo de 2012 – antes do impacto da desvalorização cambial sobre os preços dos produtos importados, que têm grande peso no e-commerce – a variação do Índice FIPE/Buscapé era cerca de 13% inferior à variação dos preços médios da economia. Os números da série em geral traduzem uma significativa competitividade dos preços dos produtos comercializados no e-commerce em relação aos preços médios que compõem o orçamento familiar, explicando parcialmente o crescimento do setor, que em 2015 foi de 15,3% em termos nominais, e de 13,3% em termos reais, com base na variação média anual de 1,79% do Índice FIPE/Buscapé.  Este crescimento é bastante relevante considerando-se que o PIB caiu -3,8%, e significa que o e-commerce teve um crescimento de 17,7% acima da economia neste contexto recessivo.

Figura 4 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé, IPCA e Diferença (Mês t / Mês t-12)

índice buscapé 3

Figura 5 – Variações Anuais do Índice FIPE/Buscapé por Categorias de Produtos (Abr16/Abr15)

indice Buscape Abril3

Os aumentos anuais de 10,78% do Índice FIPE/Buscapé no período março16/março15, 10,72% em fevereiro/16, 9,01% em janeiro/16 e 9,24% em dezembro/15 revertem uma longa série de quedas anuais e aproximam-se bastante das variações dos índices gerais, como o IPCA-IBGE e o IPC-FIPE, que tiveram aumento anual de preço de 9,39% e 10,74%, respectivamente, no período março16/março15.

Neste mês de abril/16 a variação do Índice FIPE/Buscapé provavelmente ficará inferior à variação anual do IPCA, mas este também deve iniciar uma tendência de queda da variação anual em direção ao limite superior da meta de inflação. A reversão e aproximação dos índices deveram-se particularmente ao impacto do câmbio sobre os produtos que são predominantemente comprados por meio do e-commerce.

Os principais fatores que explicam as diferenças de preços no período anterior à convergência são: a) o Índice de Preços FIPE/Buscapé monitora uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais, ou seja, apenas aqueles produtos que são comercializados de forma mais significativa por meio da Internet; b) os pesos dos produtos que compõem o Índice FIPE/Buscapé são bastante diferentes dos pesos dos mesmos produtos nos índices genéricos; c) o canal de distribuição monitorado pelo Índice FIPE/Buscapé é exclusivamente o e-commerce, enquanto os outros índices monitoram vários outros canais tradicionais e físicos.