Mostramos aqui um recurso do Pinterest para facilitar a vida dos vendedores na plataforma. Na ocasião, permitia, entre outras coisas, novos recursos de gerenciamento de catálogo e dados eficientes aos produtos. Hoje, porém, a empresa apresenta uma ferramenta de tendências expandida da plataforma, assim como uma nova API para conversões (agora disponíveis globalmente). Segundo o Pinterest, a plataforma dobrará o número de anunciantes e lançará novas ferramentas para profissionais de marketing. Neste último caso, os recursos darão suporte do início do ciclo de vida da campanha até os relatórios pós-campanha.

Entre os pontos da ferramenta de tendências do Pinterest, destaque para a geração de informações detalhadas sobre os comportamentos de planejamento do Pinner. Para o Pinterest, isso informa ao anunciante sobre o planejamento da campanha por meio de criação e segmentação.
Além das tendências, conexão com Shopify e Google Tag Manager
Vale reforçar que a nova API para conversões do Pinterest oferece uma visão abrangente do desempenho da campanha, a fim de medir as ações que esses públicos realizaram no site de um anunciante. Outra novidade da API da plataforma é que ela integrará recursos de conversão globalmente nas próximas semanas com o parceiro comercial Shopify e o parceiro de gerenciamento de tags Google Tag Manager.
“O Pinterest está posicionado de forma única na interseção da descoberta e do comércio, onde a inspiração encontra a intenção. Estamos investindo em nossa plataforma de publicidade para ajudar empresas em todo o mundo a alcançar seus objetivos e se conectar com consumidores em todas as fases do ciclo de vida da campanha”.
Bill Watkins, diretor de receita do Pinterest
O que a nova ferramenta do Pinterest sobre tendências fará
Como apresentado acima, as ferramentas são projetadas para ajudar os anunciantes a descobrirem tendências emergentes e medirem o sucesso de suas campanhas, como:
Ferramenta de tendências do Pinterest expandida
Neste caso, o recurso do Pinterest pode ajudar os anunciantes a terem sucesso na época de festas no 4º trimestre e em outros períodos com recursos inéditos, incluindo:
- Tendências que seu público adora: este widget na página inicial da ferramenta permite que os anunciantes vejam o que está em alta entre seus usuários e seguidores engajados nos últimos 90 dias;
- Tendências por demografia: a única ferramenta que permite filtrar por grupos demográficos, interesses, momentos e lugares;
- Tendências por estação: novos tipos de tendências, como as tendências sazonais, ajudam os anunciantes a planejar seu conteúdo e cronogramas para explorar os momentos de maior engajamento dos usuários com diferentes interesses.
Nova API do Pinterest para conversões, integrada com Shopify e Google Tag Manager
A API do Pinterest para Conversões faz com que anunciantes conectarem seus dados ao Pinterest, permitindo uma melhor segmentação e cálculo. A empresa complementa que:
- Por meio dessa solução sem tags, de servidor para servidor, os anunciantes obtêm visibilidade contínua do desempenho. Ao mesmo tempo, permite a otimização das campanhas publicitárias do Pinterest;
- A API do Pinterest para conversões está disponível globalmente para todos os anunciantes. Além disso, pode ser implementada diretamente ou por meio dos parceiros Shopify ou Google Tag Manager.