Logo E-Commerce Brasil

Ferramenta do Google testa velocidade do seu site de graça

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Google lança hoje no Brasil uma ferramenta para ajudar a otimizar seu negócio na internet. Batizado de Teste Meu Site, o recurso ajuda empreendedores a verificarem se o site do negócio tem uma boa interface para celular ou se tem o carregamento muito lento, por exemplo.

“Dados mostram que já temos mais busca por celular do que por PC. O usuário espera que o site carregue rápido e esse tempo tem impacto direto na geração de negócio”, afirma Fabiana Fregonesi, gerente de soluções para PMEs do Google.

A ferramenta é gratuita e fácil de usar. Para acessá-la, o empreendedor deve entrar na página do recurso e digitar o site da sua empresa.

A partir daí, o sistema do Google avalia três aspectos principais: a otimização da página para dispositivos móveis, a velocidade em dispositivos móveis e a velocidade em computadores.

Para saber, por exemplo, se o site está bem adaptado para a navegação pelo celular, um dos pontos a avaliados é o tamanho dos botões da página. “Eles precisam ser fáceis de serem tocados, de acordo com o tamanho do dedo do usuário”, explica Luís Benini, especialista em soluções mobile do Google.

Já para avaliar a velocidade, um dos principais fatores é o tamanho das imagens presentes na página. Fotos muito pesadas podem comprometer o carregamento do site.

“Estudos mostram que um segundo no carregamento do site impacta na queda de 11% em page views”, avisa Fabiana. O próprio Google fez uma pesquisa recente em que 46% das pessoas disseram que o tempo de carregamento dos sites em dispositivos móveis é um incômodo.

Após avaliar o desempenho do site do seu negócio, a ferramenta Teste Meu Site gera um relatório mais detalhado, que o empreendedor pode usar de base para gerar melhorias na página.

Confira a ferramenta no link: https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br

Fonte: Exame