Logo E-Commerce Brasil

Fernanda Garay, medalhista olímpica, nos ensina sobre o poder de amar o que fazemos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

O mundo corporativo tem muito a aprender com o esporte. Resiliência, trabalho em equipe e disciplina são algumas das qualidades dos atletas campeões. Um exemplo inspirador é Fernanda Garay, jogadora de vôlei que conquistou medalha de prata jogando pela Seleção Brasileira de Vôlei nas Olimpíadas de Tóquio. A atleta fechou o ciclo de palestras no auditório Gestão e Operações do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection.

Nascida em Porto Alegre, Fernanda começou a treinar aos 11 anos de idade. Ao longo de 22 anos de carreira, conquistou títulos nacionais e internacionais. No mundo do esporte, é conhecida pelo foco e dedicação à carreira.

Após alcançar a sonhada medalha olímpica, a ponteira anunciou a aposentadoria no vôlei. No entanto, se engana quem pensa que ela pretende ficar parada. “Antes de me tornar jogadora, eu me imaginava como administradora. Tenho uma perspectiva para o esse momento de colocar algumas ideias em prática nesse momento pós carreira”, contou a atleta aos apresentadores do Fórum.

Ela diz que descobriu o talento para empreender quando ainda era criança. “Quando eu era mais nova, já me via como uma grande empreendedora. Eu vendia sacolé no condomínio e meus irmãos eram vendedores”, disse Fernanda.

Inspiração apesar das adversidades

A pandemia foi um grande desafio para os esportistas. Durante o bate-papo, Fernanda contou que a crise sanitária interferiu no planejamento e preparação para os jogos olímpicos.

De acordo com a jogadora, uma preparação física consistente e acompanhamento da saúde mental foi fundamental para conquistar um lugar no pódio. Para manter o foco, a atleta conta com acompanhamento psicológico desde muito nova.

O esporte e o mundo corporativo

Fernanda acredita que o universo das competições tem muito em comum com o mundo empresarial e que as corporações podem aprender diversas lições com os atletas.

“Os esportes trazem para a sociedade acessos e aprendizados a valores. Ele é uma ferramenta muito valiosa”, explica.

No quesito determinação, a jogadora inspira mostrando que não existem barreiras para quem se dedica correndo atrás de um sonho. “Tudo o que a gente se propõe a fazer e busca com toda nossa energia e amor vai dar certo. Não importa quanto tempo passe, uma hora nós conseguimos. Valorize as pessoas ao seu redor e trabalhe com muita crença. Uma hora você consegue”.

Por Larissa Darc, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

Leia também: Wayfair: o caso de sucesso do varejo de produtos domésticos na Europa e América do Norte.