Logo E-Commerce Brasil

Faturamento do e-commerce no Sudeste tem alta de 21,65% em setembro de 2021, revela MCC-ENET

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O e-commerce continua em alta. O faturamento do setor, na região Sudeste, cresceu 21,65% em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas também seguem em alta de 11,72%, considerando os mesmos meses de comparação. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie Comitê em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Na composição regional do faturamento, ainda na análise entre os meses de setembro de 2021 e 2020, mesmo com o bom desempenho, o Sudeste ficou em último lugar. Os demais resultados foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); Sul (26,25%); e Norte (25,94%).

“Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21, no Brasil. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online“, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

Ao considerar a avaliação das vendas da internet, entre setembro e agosto, neste caso, o Sudeste registrou queda de (−7,37%). Já no acumulado do ano, segue em expansão: 3,82%., novamente, ficando na última posição regional.

As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (29,94%); Norte (28,62%); Nordeste (26,16%); e Sul (18,79%).

Faturamento do Sudeste

Na análise da métrica de faturamento do setor, entre setembro e agosto, o Sudeste também teve queda de (−5,44%). Em contrapartida, o acumulado do ano segue em alta: 15,31%.

No acumulado do ano, os dados por região foram: Centro-Oeste (40,42%); Nordeste (33,52%); Sul (32,07%); e Norte (28,14%).

Metodologia

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo em: https://www.mccenet.com.br/

Leia também: Faturamento do e-commerce no Brasil tem alta de 24,21% em setembro de 2021, revela MCC-ENET