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Faturamento do e-commerce no Brasil tem alta de 24,21% em setembro de 2021, revela MCC-ENET

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Seguindo a tendência de crescimento, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas, considerando o mesmo período de comparação, também tiveram alta de 15,81%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Outro dado relevante, é a participação do e-commerce no comércio varejista, uma vez que, em agosto de 2021, alcançou 12,3%, a quinta melhor performance do histórico, desde janeiro de 2018 (44 meses de observação).

“Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online no Brasil”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online

Mesmo com o bom desempenho das vendas praticadas pela internet, quando o período de comparação é setembro com o mês de agosto, neste caso, teve uma retração de (−6,31%). Em contrapartida, no acumulado do ano o crescimento é de 10,82%.

Outra análise feita na métrica de vendas é a composição por região. Quando o período de comparação é entre os meses de setembro (2021 e 2020), os resultados foram: Norte (32,74%); Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (24,84%); Sul (18,21%); e Sudeste (11,72%).

Já no acumulado do ano, a configuração ficou assim: Centro-Oeste (29,94%); Norte (28,62%); Nordeste (26,16%); Sul (18,79%); e Sudeste (3,82%).

Faturamento do e-commerce

Em relação ao faturamento do setor, também teve variação negativa quando foram comparados os meses de setembro e agosto: (−4,49%).

Já a composição regional, usando a base comparativa de setembro de 2021, frente ao mesmo mês do ano passado, os dados foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); Sul (26,25%); Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%).

No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (40,42%); Nordeste (33,52%); Sul (32,07%); Norte (28,14%); e Sudeste (15,31%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

Durante o mês de agosto de 2021, o e-commerce representou 12,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 11,2%. O estudo destaca que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 6 de outubro.

Categorias

Em agosto 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,8%); móveis e eletrodomésticos (28,3%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Metodologia

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Para conferir o estudo completo, acesse: https://www.mccenet.com.br/

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