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Falhas em tecnologia custam bilhões em perdas

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Pesquisa aponta que empresas de todos os tamanhos enfrentam intensas falhas tecnológicas. Mais da metade dos entrevistados registrou uma significante falha de tecnologia em 2012 e 81% indicaram que o problema é recorrente. A pesquisa mede a frequência e gravidade das falhas tecnológicas e o impacto financeiro que essas falhas causam aos negócios.

A pesquisa revelou que a maioria das organizações é incapaz de medir e quantificar o impacto que a tecnologia de baixo desempenho pode causar aos negócios.

Dos mais de 304 executivos globais pesquisados:

48% disseram ter problemas com o desempenho da tecnologia diariamente;

  • Três a cada quatro entrevistados dizem que a frequência de falhas está crescendo ou permaneceu a mesma;
  • 51% registraram falhas maiores na tecnologia nos últimos 4 a 12 meses;
  • 81% indicaram que a mesma falha tem ocorrido múltiplas vezes.

“Em época em que a tecnologia permeia as operações dos negócios, o desempenho da tecnologia torna-se a chave para o diferencial competitivo. Quando a tecnologia está funcionando devidamente, ela pode ampliar a fatia de mercado de uma empresa, melhorar margens e aumentar a receita. Os líderes corporativos devem compreender o impacto da tecnologia sobre os seus negócios e levar o desempenho da tecnologia tão a sério quanto levam outras áreas críticas de suas operações”, relata o CEO da Compuware Corporation, empresa responsável pela pesquisa, Bob Paul.

“Empregar uma disciplina de gerenciamento de desempenho, em que os dados sejam registrados regularmente, medidos e analisados, é uma boa maneira para começar. É preciso ser capaz de identificar, medir e entender os problemas de desempenho antes que seja preciso corrigi-los”, acrescenta o diretor de tecnologia de desempenho serviços da Compuware, Bharat Gowda.

A pesquisa identificou três razões principais para a falta generalizada de medição de desempenho e análise de impacto:

1 ) A falta de entendimento sobre a causa raiz de problemas de desempenho e, consequentemente, uma redução da capacidade de resolvê-los de forma conclusiva;

2 ) A falta de entendimento sobre a gravidade do impacto nos negócios diante dos problemas de desempenho, levando muitas vezes a uma resposta ineficaz por meio da alocação de recursos inadequada;

3) Falta de alinhamento e percepções inconsistentes sobre a gravidade  e o tempo necessário para resolver um problema de TI, provocando atrito entre a TI e o negócio.

A pesquisa também constatou que muitos problemas de desempenho de TI são tratados com remendos que duram por pouco tempo. A maioria das tentativas de resolução se enquadra em categorias reativas:

• Compra ou atualização de software/hardware;

• Mais treinamento para a área de TI;

• Motivação dos profissionais de TI;

• Contratação de uma empresa de consultoria de TI.

“A chave para maximizar o desempenho da tecnologia é empregar uma abordagem pró-ativa ou mesmo preventiva, utilizando uma gestão de desempenho que inclui experiência focada em processos abrangentes e sistemas especializados. Na ausência de uma estratégia, medidas reativas como remendos de software, atualizações de hardware e motivação de pessoal, representam soluções paliativas. Em longo prazo, elas revelam-se extremamente caras e, em grande parte, ineficazes”, explica Gowda.

Fonte: Compuware APM