O Facebook anunciou uma parceria com Samsung, Nokia, Qualcomm, MediaTek, Ericsson e Opera para, de alguma forma, universalizar o acesso à Internet. A ideia é implementar boas práticas, como simplificar apps, cortar custos de dados e aumentar a eficiência geral da Internet.
Chamado Internet.org, o projeto é, na realidade, uma combinação de pequenas metas de várias empresas com papéis importantes nesse cenário. O Facebook, por exemplo, fala em reduzir a quantidade de dados que seu app precisa por dia, de 12 MB para apenas 1 MB, enquanto a Qualcomm tenta descobrir formas de estender a autonomia das baterias e construir redes Wi-Fi melhores. Basicamente, se todas elas melhorarem, a Internet será mais acessível e chegará a mais pessoas.
De acordo com New York Times, as metas inicias da iniciativa são cortar custos para oferecer serviços de Internet móvel a 1% do seu nível atual dentro de 10 anos, aumentando a eficiência das redes e do software em celulares. O grupo também espera desempenhar novos modelos de negócio que permitam a empresas de telefonia oferecer serviços simples, como e-mail, pesquisa e redes sociais, por valores baixos ou de graça.
Abaixo, uma vídeo sobre o Internet.org:
Com informações de Gizmodo