Para conquistar credibilidade, é preciso ter constância, afirmou Igor Gaelzer, CEO da Nordweg. É com essa premissa que a marca de produtos em couro de alta qualidade subiu ao palco do Congresso E-commerce Brasil RS ‘23, junto à Malharia Anselmi, representada por Cláudio Vieira e Priscila Bono. Juntas, as empresas falaram sobre os desafios e formas criar e gerenciar marcas próprias de produtos premium.

E para falar em constância, a Malharia Anselmi, prestes a completar 40 anos de existência em 2024 sempre atuando no B2B, começou a expansão do seu mercado em 2014 e 2015, alcançando agora o cliente final, estando presente em todos os processos: desde a lã até o e-commerce.
Quando começaram no digital nove anos atrás, não havia integração e o e-commerce era feito de forma manual e o cadastro dos produtos era feito desse jeito. Priscila Bono, Gerente de E-commerce da Malharia Anselmi, destacou que havia a necessidade de integração elo a elo, ERP e sistemas integrados para fornecer ao cliente o melhor resultado, independente do canal que ele compre, acrescentando que “em qualquer canal, a experiência deve ser igual.”
Pensando nisso, como uma empresa tradicional, Claudio Vieira, Gerente de Varejo da Malharia Anselmi, comentou a importância da integração também para aperfeiçoar as soluções de pagamentos e questões logísticas. Para ele, também foi fundamental ter um ERP integrado aos meios de pagamento para diminuir a fricção da compra, usar a Inteligência Artificial para a leitura de produtos em todas as lojas, tornando possível a visualização do estoque em tempo real para reabastecimento em estados diferentes e a conciliação de pagamentos, além de fazer contatos para conhecer novas ferramentas.
Os pontos citados, não só melhoram a criação de um mapa sistêmico completo das operações, como também favorecem uma melhor experiência de compra para o cliente. O CEO da Nordweg enfatizou que mapear pontos de contato para criar um design de experiência é uma forma de conquistar os consumidores ao atraí-los com uma comunicação que transpareça a ideia da marca, adaptada ao estilo de cada um.
Esse foco na experiência do cliente foi o que levou a Malharia Anselmi a adotar a estratégia de usar as lojas físicas como uma extensão do e-commerce. Sempre de olho na conveniência do consumidor, acreditam que as lojas físicas dão mais credibilidade, uma vez que é importante o cliente saber que tem um lugar próprio.
Essa ideia de dispor as lojas geograficamente faz com que elas também operem como centros de distribuição, uma ideia que segue em estudo, pois é uma forma não perder a venda pela dificuldade dos clientes de trocar ou encontrar alguns produtos. A relação entre físico e digital é um atrativo para os consumidores que estão cada vez mais conectados e exigentes.