Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Experiência positiva é o que mais converte em compras, diz PWC

Sexta-feira, 11 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A experiência positiva vivida por um cliente no ambiente digital é o que mais converte em compras. A afirmação é de David Morrell, Partner da área de Customer e Dígital da PWC.

Ele falou sobre a importância da experiência e como ela influencia nas compras. “Tudo é muito comportamental”, na visão de David. O executivo palestrou no Digital Experience Conference, realizado pela Liferay, em São Paulo.

Morrell questionou: “A gente compra mais porque é mais bem tratado ou deixa de comprar por não ter uma experiência boa?”

Ele enfatiza que essa informação vale não só para o varejo, mas para tudo. Em uma pesquisa global sobre o tema, realizada pela PWC, foram entrevistadas 15 mil pessoas, em 12 países diferentes. Entre eles, o Brasil.

A grande conclusão é que o mundo mudou e o quesito experiência está cada vez mais em destaque. Ele revela que dos 12 países pesquisados, o Brasil é o que mais valoriza a experiência.

“A gente quer que seja fácil, conveniente, quer ser bem tratado”, diz Morrell. Os dados da pesquisa da PWC revelam que 48% dos entrevistados destacaram que aceitariam pagar mais para ter conveniência. E 36% pagariam mais por um atendimento amigável a acolhedor.

David Morrell, da PWC, em palestra, em São Paulo

5 grandes conclusões

1 – Experiência tem valor

2 – Foco no essencial

3 – A interação humana é prioridade

4 – A má experiência afasta os clientes

5 – Desista da fixação geracional, todas essas informações são válidas para qualquer pessoa, independentemente da idade.

 

Experiência do Cliente

Quanto vale uma experiência? Na opinião dos brasileiros na pesquisa da PWC, é possível pagar até 23% mais para ter uma boa experiência. Isso não significa que o brasileiro tem mais dinheiro. Muito pelo contrário.

O diferencial, de acordo com Morrell, é que o consumidor do Brasil valoriza mais a experiência de compra, principalmente, nos quesitos eficiência e conveniência.

“Somando, 80% dos brasileiros dizem que eficiência, conveniência e atendimento são os elementos mais importantes da experiência positiva”, afirma David.

“E não estou falando só do consumidor. Com o meu colaborador, como eu posso ser mais conveniente? A experiência tem que ser boa também, no trabalho”, completa.

De acordo com os números apresentados por Morrell, 76% dos brasileiros dizem que podem abandonar uma marca pela qualidade e 70% afirmam que podem fazer o mesmo por um preço melhor.

Interação humana

“Quando o bicho pega, eu quero falar com um humano”, afirma o executivo. De acordo com os números apresentados, 75% dos entrevistados falaram que querem interagir com uma pessoa real.

Entre os Brasileiros, são 68%. “Está abaixo da média global mas, ainda assim, são 68%. É uma porcentagem alta”, enfatiza.

“A gente tem que ser mais humano. A máquina tem o seu valor, sempre que ela não desumanizar o relacionamento”, afirma David Morrell.

O executivo levanta um ponto que tem a ver diretamente com os clientes, os funcionários das empresas. Ele questiona: “Qual a impacto do funcionário na experiência que você tem? Mais de 81% dos brasileiros dizem que o impacto é significativo”, afirma.

“Quando a gente vai falar com alguma empresa, a gente quer ser bem atendido e quer que ela saiba mais do que a gente. É preciso usar a tecnologia para colocar mais conhecimento nos nosso colaboradores. Assim, explicar melhor como são nossas políticas e formas de atuação, para fazer com que as pessoas que trabalham comigo esteja mais preparadas”, conclui.

Por Rafael Chinaglia, da Redação do E-Commerce Brasil

 

 

 

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.