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Experiência de compra em materiais de construção aumenta 165,48% da receita com WEBJUMP

O Grupo Adeo é o maior varejista de materiais de construção da Europa e o terceiro maior do mundo, atendendo cerca de 1,5 milhão de clientes por dia e está presente em 13 países, com 33 empresas autônomas e responsável por 14 marcas independentes – entre elas a Leroy Merlin.

Em 2018, o grupo francês planejou abrir um negócio que oferecesse algo inédito no Brasil. Operando como Obramax, o novo conceito integraria totalmente suas lojas físicas e online, projetadas para atender consumidores, pequenas empresas e empreiteiras de médio e grande porte. A estratégia é revolucionar a experiência de compra para os clientes brasileiros B2B e B2C, tornando mais fácil encontrar o material mais adequado para a sua construção.

A Obramax auxilia os profissionais de construção – e também clientes que buscam as melhores opções para reformar seus imóveis em um momento tão crucial quanto às fases de pré-entrega de uma obra.

“Não há nenhuma loja no mundo que trate o profissional da construção tão bem quanto a Obramax. Ele pode contar conosco todos os dias da semana e em qualquer ocasião.” – Michael Reins, presidente e diretor-geral da Obramax.

Conheça a Obramax

Inovação e integração de ponta a ponta

A estratégia da Obramax era criar três canais de vendas através da plataforma Adobe Commerce: eCommerce, venda assistida e televendas. As vendas assistidas são utilizadas por empresas menores que precisam de ajuda para solicitar entregas rápidas de itens selecionados, enquanto as lojas físicas e televendas são usadas por empreiteiros com um faturamento maior e que tem demanda de compras e orçamentos maiores e mais complexos. Os clientes de televendas também têm diferentes opções de pagamento disponíveis e podem optar por “click and collect” os produtos, ou recebê-los no local onde o trabalho será realizado.

As integrações com diversos sistemas de back-end ajudaram a impulsionar a experiência de compra da Obramax, garantindo que os clientes e representantes de vendas vissem os produtos certos, os preços e o status do pedido de forma automática e com atualizações em tempo real. No back-office da operação, a plataforma Adobe Commerce foi integrada ao SAP para ter acesso ao status de pedidos, estoque, crédito disponível para os clientes e emissão de faturas e notas fiscais. A plataforma também está integrada ao Salesforce, para obter informações de dados dos clientes e à Akeneo para produtos, atributos de categoria e imagens. Para dar suporte à sua estratégia omnicanal, a equipe implementou o Wyomind Advanced Inventory que gerencia e otimiza o estoque em lojas físicas e online, escalando as vendas para todos os canais.

Dessa forma, empreiteiros profissionais podem criar várias listas de desejos para ajudar a gerar cotações em projetos mais complexos, incluindo produtos de diferentes categorias, como sistemas elétricos, hidráulicos e de supressão de incêndio. Eles podem até mesmo compartilhar sua lista de desejos da Obramax com o cliente para que ele possa fazer modificações no pedido antes de adicionar os itens ao carrinho. A venda pode ser concluída online, na loja ou por meio do televendas.

Em seguida, a Obramax aprimorou seus recursos de pesquisa e filtros usando a extensão Algolia Instant Search, ajudando seus clientes a encontrar facilmente o produto certo para a sua construção. Após a compra, os clientes podem agendar as datas da entrega do seu pedido no próprio site ou diretamente com um representante de vendas.

Existe uma vasta gama de opções de meios de pagamento no Brasil, então, a equipe criou a primeira linha de crédito omnichannel para permitir que os clientes paguem como quiserem, incluindo Boleto, Visa Electron, cartões de débito/ crédito em todos os três canais de vendas. Um diferencial do projeto é que eles usam autenticação de token para garantir a segurança das compras utilizando linhas de crédito.

“Tais inovações ajudaram a Obramax a apresentar altas significativas em vendas, já que com os canais totalmente interligados os sistemas conversam e conectam as informações do cliente, independentemente do meio, gerenciando toda a operação de compra”, Erick Melo, CCO da WEBJUMP.

Números confirmam o sucesso do negócio

Após nove meses de implementação, o site processou mais de 17.000 pedidos para mais de 21.000 clientes, e com o sucesso da inauguração, a Obramax lançou sua segunda loja no Brasil em 2019.

Já no segundo semestre de 2020, a Obramax aumentou sua receita em 310,09% em comparação com o mesmo período de 2019, a taxa de conversão atingiu o pico de 60% e o número de transações subiu 322,69%.

Entre janeiro e abril de 2021, houve um aumento da receita de 165,48% comparado com o ano anterior. No mesmo período, a empresa também conquistou elevação de 21,62% na taxa de conversão de vendas, 99,17% no número de transações e 33,29% no ticket médio em sua plataforma omnichannel.

“Não há quedas nas vendas online após a reabertura das lojas em função da pandemia, isso significa uma quebra de paradigma do consumidor, que passa também a utilizar o eCommerce e a integração de nossas plataformas para adquirir seus produtos”, Michael Reins, presidente e diretor-geral da Obramax.

Construção de uma experiência omnichannel

Com a experiência e os resultados da operação na Europa, onde a marca Bricoman utiliza a Adobe Commerce, eles decidiram que essa era a plataforma perfeita para estender a sua estratégia internacional de omnichannel. A natureza modular da plataforma e a vasta gama de extensões disponíveis permitiram criar uma loja de comércio eletrônico sob medida para as necessidades do mercado brasileiro, proporcionando uma experiência inédita para a região.

A Adobe Commerce é a principal fonte de funcionalidades estratégicas para o sucesso do projeto, incluindo várias listas de estoque, tabelas de preços e produtos variados, além da liberdade para customizar as regras de negócio necessárias no mercado B2B e de omnicanalidade, como impostos, tributação, variação de preço do produto e linha de crédito para pagamento.

Agora, os clientes podem começar e terminar sua experiência de compra onde e quando quiserem: presencialmente, online ou com um representante de vendas no telefone. Com a Adobe Commerce, a marca pode analisar cada ponto de contato e entender os diferentes comportamentos de compra por canal. Em última análise, a Adobe Commerce e a Obramax construíram uma experiência omnicanal para clientes, consumidores e atacadistas em uma única plataforma.

“Na época, Adobe Commerce nos ajudou a criar a primeira experiência omnichannel para o mercado B2C e B2B para vender bens de construção no Brasil. Nossos clientes agora têm uma maneira de comprar o que precisam exatamente da maneira que querem e quando quiserem!” – Hubert Desmarest CTO da Bricoman Itália, anteriormente

Flexibilização e customização para oferecer as melhores soluções

Finalista do Imagine Excellence Awards 2019, o eCommerce desenvolvido pela WEBJUMP para a Obramax, passou a integrar os cases de destaque mundial do site da Adobe Commerce. As funcionalidades desenvolvidas, o desempenho e a responsividade da plataforma contribuíram para o reconhecimento internacional, além de alguns números expressivos que o site já alcançou.

O projeto utilizou recursos nativos da Adobe Commerce e teve a flexibilidade e customização da plataforma explorados pela WEBJUMP para criar uma plataforma omnichannel e multistore.

“A ideia foi utilizar a plataforma para integrar o ‘ciclo 360°’ que a Obramax queria oferecer ao consumidor, colocando-os sempre em primeiro lugar. Foi um desafio muito bacana que comprova as infinitas possibilidades que a Adobe Commerce oferece para a construção de uma loja omnichannel. Estamos com a Obramax desde sua chegada no Brasil e a Adobe Commerce é parte fundamental na estratégia da loja, motivo de muito orgulho por termos sido escolhidos para desenvolver esse projeto, auxiliando-os a manter a excelência no atendimento aos clientes, independentemente do canal” – Erick Melo, CCO da WEBJUMP.

Mesmo com o sucesso da plataforma, a Obramax, em conjunto com a WEBJUMP sempre está em busca de melhorias sistêmicas para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra em todos os canais de venda, tais como UX com versão para smartphone e compartilhamento de geolocalização para o cliente selecionar a loja mais próxima. Além disso, o investimento em comunicação, tais como SEO e rankeamento e a própria expansão do eCommerce em tempos atuais são os principais motivos para o crescimento exponencial da Obramax.

Conheça a WEBJUMP!

Hoje, a Obramax é uma empresa de material de construção que ajuda a transformar sonhos em realidade, e para isso, não mede esforços para oferecer soluções multicanais que promovem a melhor experiência e soluções para obras e reformas.

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