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Expectativa de compras no varejo tem leve alta no primeiro trimestre de 2014

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

49,6% dos paulistanos pretendem adquirir um bem durável nos três primeiros meses do ano. Sobra de renda para novas despesas é de apenas 9%.

O índice de consumidores que pretendem efetuar uma compra de bens duráveis no período de janeiro a março de 2014 é de 49,6%, segundo pesquisa realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados. Este indicador é 2,8 p.p maior do que o registrado no quarto trimestre de 2013, em que se verificou 46,8%. Já na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, mais adequada às atividades sazonais do varejo, o índice representa uma significativa queda de 7,2 p.p.. No primeiro trimestre de 2013, 56,8% dos entrevistados declararam intenção de comprar pelo menos um item de uma das mesmas categorias de bens duráveis pesquisadas.

A amostra, composta por 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos (“Eletroeletrônicos”, “Informática”, “Cama, mesa e banho”, “Cine e Foto, Móveis”, “Telefonia e Celulares”, “Material de Construção”, “Linha branca”, “Vestuário e Calçados”, “Automóveis e Motos”, “Imóveis”, “Eletroportáteis” e “Viagens e Turismo”), avaliando também a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.

Intenção de compra (%) e variação (%) no varejo

Intenção de compra (%) e variação (%) no varejo

A intenção de gastos das famílias com estes itens é menor em quase todas as categorias neste primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2013 e ao quarto trimestre do ano passado.

intenção gastos familia

Intenção de gasto (%) e variação (%) no varejo

Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do PROVAR/FIA, apesar da leve melhora na intenção de compra o cenário ainda preocupa. “É um resultado mais positivo que o do último trimestre, uma vez que o final de ano é a data em que o varejo costuma apresentar boas vendas e o primeiro trimestre se comporta com retração. Este resultado pode ser compreendido como um bom sinal, mas é preciso ficar atento para o alto comprometimento da renda, que impede a alta do consumo”, argumenta o especialista.

Já a intenção de compras na internet, que ficou em 88,3%, apresentou queda de 2 p.p. neste primeiro trimestre de 2014 em relação ao quarto trimestre de 2013, em que se registrou 90,3%. No comparativo com igual trimestre de 2013, quando foi computado 83,9%, o índice é 4,4 p.p. maior.

Outros assuntos avaliados no estudo

O comprometimento de renda das famílias ainda é alto, sobrando somente 9% para novos gastos. Crediário e Alimentação são os principais responsáveis por este resultado, em que são comprometidos 21% com as despesas em cada item. Já os gastos com Educação ficaram em terceiro lugar com 19,9%. “Por conta destes fatores, a intenção de uso de crédito para novas compras diminuiu em relação à pesquisa anterior, mas ainda continua alta, com 72,7%, ante 73,3% no quarto trimestre de 2013”, comenta Felisoni.

Também consta no estudo que a intenção de compra de imóveis teve um impulso neste começo de ano, com 5,8% dos entrevistados sinalizando interesse de compra, ante 2% no trimestre anterior. O valor médio gasto pelo paulistano para a compra é o maior já registrado: R$ 195.172,00.

Por: Provar/FIA