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Evoke e a primeira Black Friday com a Híbrido: 10 vezes de crescimento no ROI

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

A Evoke, uma das maiores e mais experientes empresas de design e venda de óculos, investiu em uma estratégia de mídia com o objetivo de um crescimento expansivo de ROI, na sua primeira Black Friday com a Híbrido, em 2019.

Como estamos em plena contagem regressiva para a Black Friday de 2020, nossa equipe de mídia contou em um artigo, detalhes como tudo aconteceu. Confira!

Antes da Black Friday com a Híbrido

Nossa atuação com a Evoke, começou logo antes da Black Friday com três desafios: o primeiro era entender o negócio do cliente para a criação de um plano de mídia ideal, capaz de trazer os resultados esperados. Por exemplo, uma das principais métricas que observamos na mídia paga é o Retorno de Investimento (ROI). E a Evoke apresentava uma média em ROI de R$ 4,54. Que, embora positivo, sabíamos que existia potencial para aumentá-lo a curto prazo.

O segundo desafio era adequar a estrutura base das campanhas de mídia para que cumprisse todas as diretrizes e boas práticas das plataformas utilizadas: Google Ads e Facebook Ads. O terceiro, dentro da nova estruturação, planejar a maior campanha do ano, a Black Friday.

Os desafios e as estratégias

A principal estratégia foi queima de estoque com descontos agressivos. Optando por trabalhar com diversos produtos com maior margem para baixa de preços, como linhas mais antigas. Utilizando dessa estratégia, a Evoke pôde ofertar na Black Friday 2019 produtos com até 80% de desconto.

Nosso objetivo era colocar o cliente para dentro da Black Friday. Mesmo que de forma tímida, enfatizando o quanto estar presente numa data promocional tão conhecida e importante para o e-commerce poderia beneficiá-lo diante do consumidor.

Houve um momento importante para bater o martelo. Foi quando vimos a oportunidade de queima de estoque, pois conseguiríamos estar presentes, dar descontos em produtos de valor agregado, mostrando valor para o cliente, sem que a marca fosse impactada negativamente. Muito pelo contrário: Ela também estaria em vantagem!

Como tudo aconteceu

Um dica importante para atentar-se foi a agilidade na escolha dos produtos. Assim, saberíamos qual a margem de desconto que teríamos disponível. E também na parte criativa, com visual bem alinhado, e entregas dentro do prazo para a iniciação de veiculação das campanhas.

A partir daí, foram criados anúncios para captação de leads. Divulgando os descontos que estariam por vir para gerar expectativa.

Dentro da mídia online, quando temos uma campanha forte como a Black Friday, temos que nos preparar meses antes, para encarar a data com a seriedade que ela merece.

Atenção aos detalhes em cada ferramenta

Nossos apelos de campanha, chamadas de ação, textos e extensões de anúncios precisam estar alinhados e contextualizados com o momento. Para que assim, possamos cobrir todas as oportunidades de vendas, não só através do alcance que o investimento em mídia paga nos traz, mas pela comunicação clara e dentro da linguagem do consumidor da marca.

Quando falamos de Google Ads, por exemplo, tivemos o cuidado para que qualquer termo de busca relacionado aos produtos ofertados pela Evoke, fossem direcionados não só para um anúncio da marca. Mas que o texto do anúncio estivesse de acordo com a campanha e as vantagens que o consumidor teria naquele momento.

Nesses períodos em que a competitividade é elevada, nossos apelos de venda também ficam mais fortes, evidenciando descontos, frete grátis, combos, brindes, etc.

E O GOOGLE SHOPPING?

E o Google Shopping?

Além disso, uma das nossas maiores potências na Black Friday é o Google Shopping. Sendo um dos principais formatos de campanha utilizados no e-commerce. O catálogo de produtos é carregado via Feed XML dentro do Google Merchant Center para que as ofertas sejam anunciadas no Google Shopping.

Por isso, com antecedência, nos certificamos de que todos os produtos estivessem sendo carregados corretamente. Puxando todas as informações necessárias, fizemos testes para garantir que os produtos com descontos apresentassem os preços atualizados. Tudo para garantir uma campanha rodando em seu total potencial.

Os resultados

Em novembro de 2019, a campanha de Shopping apresentou um ROI 26 vezes maior do que a média apresentada nos últimos três meses. Mostrando que todo o esforço colocado nela foi recompensado.

Desde o início da nossa atuação, em setembro de 2019, aumentamos a média de ROI da Evoke em 6 vezes, subindo para R$ 13,71.

Já durante a Black Friday o ROI ultrapassou os R$ 70,00. A presença de marca foi tão relevante que as vendas seguiram muito mais expressivas do que o normal ainda pelos dois meses seguintes.

Todas as estratégias utilizadas são pensadas pela equipe de especialistas de mídia da Híbrido, em conjunto com o cliente. Dessa forma, é possível entender cada desafio e aplicar soluções efetivas, que tragam bons resultados para o cliente, considerando sua realidade.

Falando em Black Friday, ainda dá tempo de se planejar para a maior data do ano! Adquira o kit completo aqui.

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