Logo E-Commerce Brasil

Dicas para evitar a retenção de estoque na Black Friday 2021

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Uma das grandes preocupações dos vendedores na Black Friday é a famigerada “retenção de estoque”. E, segundo o CEO da PagaBrasil, Ralf Germer, existem dois pontos que contribuem para isso: prazos acima de dois dias e tempo de espera para confirmação de pagamento. “As pessoas simplesmente desistem se isso acontecer durante a jornada”, afirmou Germer. A seguir, você acompanha algumas dicas que o especialista deu no evento Big Solutions – Black Friday.

Imagem do palestrante na tela do palco do evento

Segundo pesquisa da Black Friday 2020, 55% dos consumidores realizam uma compra mais consciente e planejada.

Tipos de consumidores na Black Friday

Logo de início, Germer separou o consumidor de Black Friday em dois perfis: o da compra consciente e o que leva o produto por impulso. Para esse primeiro cliente, a recomendação é oferecer o maior número de formas de pagamento. “Afinal, esse tipo de comprador é metódico e quer ter a possibilidade de levar o produto da maneira que preferir”, lembrou Germer.

Leia também: Como preparar sua Black Friday baseada na experiência

Já o segundo perfil, que compra por impulso, deve ter à disposição opções de pagamentos sem fricções, que em hipótese alguma trave o processo. “Isso porque a pessoa se levou pela promoção e clicou para levar. Qualquer entrave que reduza a fluidez do processo de pagamento irá desencorajá-la e a venda não será concluída”.

Segundo uma pesquisa da Black Friday 2020, 55% dos consumidores realizam uma compra mais consciente e planejada — daí a importância de oferecer o maior número de opções de pagamentos. Inclusive o Pix, que já caiu no gosto de 15% dos consumidores digitais e continua em ascensão.

O que fazer para evitar a retenção de estoque na Black Friday 2021?

Para Germer, algumas soluções de pagamentos são imprescindíveis para evitar a retenção de estoque. Entre elas, o Boleto Flash pode contribuir em diversas formas. Entre os benefícios, destaque para:

  • pagamento do boleto utilizando o Pix;
  • definição do vencimento por parte do consumidor;
  • alta demanda para compras de valor elevado;
  • facilidade de copiar o código de barras no celular, entre outros.

Outra dica de Germer para evitar a retenção de estoque é oferecer na loja o PEC Flash, principalmente para quem não utiliza cartão de crédito. “Eu tenho um universo de pessoas desbancarizadas que desejam comprar online. No caso dessa opção, a pessoa pode pagar em lotérica, em dinheiro, e automaticamente o e-commerce recebe o aviso e despacha o produto”, conclui Germer.

Confira a apresentação de slides completa disponibilizada pelo palestrante:

O E-Commerce Big Solutions – Black Friday acontece nos dias 20, 21 e 22. As inscrições gratuitas seguem abertas durante todos os dias do evento.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.