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Europa sofre retração de 13% no ecommerce durante 1º tri

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Globalmente, as receitas de ecommerce caíram 3% no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2021. Essa queda também foi observada na Europa (13%). No entanto, as vendas online em Espanha atingiram um crescimento homólogo de 6 por cento. É o único país da Europa onde as receitas digitais cresceram nesse período.

Segundo a Salesforce, a queda pode estar ligada à inflação mundial. Os consumidores têm menos poder de compra, o que leva a uma queda nos gastos online. As receitas globais de comércio eletrônico caíram 3%, enquanto o tráfego online diminuiu 2 pontos percentuais. Os volumes de pedidos caíram 12%.

Ao analisar os dados do ecommerce na Europa, especificamente, as vendas online caíram quando comparadas à situação do ano anterior. O volume de pedidos no primeiro trimestre caiu 17% no primeiro trimestre deste ano. Isso provavelmente é causado pela inflação, altos custos de combustível e a guerra na Ucrânia.

O crescimento global das vendas online vem desacelerando nos trimestres anteriores, conforme demonstrado em pesquisas anteriores. No entanto, o declínio na receita online é o primeiro declínio registrado nos nove anos de série histórica no Salesforce Q1 Shopping Index. O declínio forma um forte contraste com o crescimento global da receita online no primeiro trimestre de 2021 de 69%.

“A inflação alcançou os gastos altistas, com os consumidores comprando menos itens de menos varejistas”, disse Rob Garf, da Salesforce. “Isso provavelmente não é uma mentalidade temporária, mas um sinal de uma mudança maior no comportamento do consumidor. Para resolver isso, os varejistas devem remover o atrito entre os canais físicos e digitais para atrair e reter clientes fiéis.”

Europa: recorte positivo

Notavelmente, as vendas online na Espanha conseguiram atingir um crescimento anual de 6% no primeiro trimestre deste ano. Em 2021, as receitas de comércio eletrônico naquele país atingiram um crescimento anual de 70% no primeiro trimestre. Embora o crescimento da receita esteja desacelerando, foi o único mercado na Europa que cresceu no primeiro trimestre.

Especificamente, no Reino Unido, o BNPL foi responsável por 12% de todos os gastos digitais no primeiro trimestre. Este foi um crescimento anual de 37%. As taxas de uso de BNPL no primeiro trimestre foram as mais altas na Alemanha, Bélgica e Holanda. O crescimento homólogo da utilização de BNPL foi o maior em França, Itália e Espanha.

Outro resultado notável do relatório é o fato de que as opções de pagamento flexíveis, como “compre agora, pague depois” são cada vez mais populares. No primeiro trimestre deste ano, até 9% dos gastos digitais globais foram feitos usando BNPL. Este é um crescimento anual de 20 por cento e um crescimento de 9 por cento quando comparado com o quarto trimestre do ano passado.

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Fonte: Ecommerce News