Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Estudo reafirma tendência do varejo por iniciativas de renda extra

Quarta-feira, 01 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A alta competitividade do mercado, aliada a um ambiente de constante transformação, faz com que as empresas busquem, frequentemente, novas formas para gerar receita buscando novas fontes de renda além do core business nas empresas. E foi para entender como os varejistas brasileiros enxergam e adotam diferentes práticas de receitas complementares, que o IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo –, junto ao PROVAR – programa da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceira com a Affinion, líder global em soluções de receita extra e engajamento, promoveu a pesquisa Receita Além das Vendas, iniciativa pioneira no Brasil.

Liderado pelo Professor Doutor Claudio Felisoni – presidente do IBEVAR, ,– o estudo contou com a participação de executivos dos principais e-commerces do Brasil e identificou que o país tem acompanhado a tendência global, com 96% das empresas respondentes afirmando terem utilizado algum tipo de renda extra nos últimos dois anos.

No entanto, apesar da alta adesão de renda extra, apenas 51% dos respondentes afirmam possuir uma estratégia específica em sua operação. E isso reflete no sucesso da estratégia. Entre as empresas que adotam o planejamento específico para captação de receita além das vendas, 72% acreditam que a tática dá certo, enquanto apenas 33% daquelas que não têm planejamento creem no sucesso da iniciativa.

É possível perceber, ainda, que a geração de renda extra pode representar alta sensível para o resultado das empresas. Segundo 21% dos entrevistados, a receita além das vendas é responsável por 5% a 10% do seu faturamento geral. Para 12%, a estratégia representa 10% a 30%. O estudo também aponta que 9% dos entrevistados veem as atividades que geram ganhos adicionais como extremamente importantes, enquanto 30% julgam muito importante, 31% veem importância moderada e 30% acredita que as estratégias têm pouca importância.

Ajuda dos especialistas

A maioria das empresas entrevistadas (59%) já utilizam parceiros externos para obtenção de renda extra, mas apenas 19% utilizam programas de fidelidade externos – sendo que, desses, 71% veem a estratégia como bem sucedida. Segundo Ricardo Cassetari, Head Latam da Affinion, esse é o primeiro passo para uma estratégia de vencedora. “Quando você busca um serviço bem feito e rentável para a sua empresa, você deve procurar um especialista. Com a renda extra não pode ser diferente. Há empresas especializadas em gerar oportunidade e monetização tanto no pós, quanto no pré-transicional, com estratégias diferentes para cada mercado. Então, é sempre importante procurar quem realmente entende do negócio para ter resultados satisfatórios”, pondera o executivo.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.