Logo E-Commerce Brasil

Estudo da ClearSale aponta que Dia do Consumidor é a segunda data mais fraudada

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Dia 15 de março é o Dia do Consumidor, data que tem se tornando importante entre os varejistas e chamado a atenção dos fraudadores. De acordo com o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, o Dia do Consumidor foi a segunda data comemorativa com mais tentativas de fraude em 2022. 

Em números gerais, em 2022, o Brasil registrou 1,8% de tentativas de fraude. Somente no Dia do Consumidor foram registrados 2,2% em quantidades de tentativas de fraude e ticket médio de golpes avaliado em R$ 1.301, ficando atrás apenas do Dia das Mães.

Confira o ranking de datas comemorativas que mais sofreram tentativas de fraude:

Data Comemorativa Tentativas de Fraude (%) Ticket Médio das Tentativas
Dia das Mães 2,5% R$ 1.298
Dia do Consumidor 2,2% R$ 1.301
Dia dos Namorados 2,1% R$ 1.439

Regiões

A região Norte apresentou o maior índice de tentativas de fraude no Dia do Consumidor, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.267. Seguida pelo Nordeste (3,0%), Centro Oeste (2,4%), Sudeste (2,1%) e Sul (1,3%).

Abaixo, o ranking completo de fraudes nas regiões brasileiras no Dia do Consumidor:

Região Tentativas de Fraude (%) Ticket Médio das Tentativas
Norte 4,1% R$ 1.267
Nordeste 3,0% R$ 1.281
Centro Oeste 2,4% R$ 1.437
Sudeste 2,1% R$ 1.257
Sul 1,3% R$ 1.489

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce, e o período considerado para o Dia do Consumidor foi 14 e 15 de março de 2022. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.