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Confira algumas estratégias avançadas para a retenção de clientes no varejo omnichannel

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Você sabia que mais de 60% da receita das vendas da sua loja partem dos clientes já conhecidos? Pensando justamente nessa questão, Pedro Ivo, CRO da Dito, trouxe algumas estratégias para a retenção de clientes, garantindo a total satisfação na jornada de compra. O conteúdo é parte das apresentações do evento The Future Of E-Commerce – Edição Martech, do E-Commerce Brasil, e você acompanha a seguir!

Estratégias para retenção de clientes

1 – Recuperação de carrinho abandonado

Uma das possibilidades, segundo Ivo, é trabalhar a recuperação do carrinho abandonado entre lojas físicas e e-commerce. “Com o auxílio de dados, é possível conectar o comprador com o seu vendedor da loja física. Afinal, com aquele cliente em minha carteira, eu recebo a informação do abandono do produto na loja. Ou seja, em tempo real consigo estabelecer uma comunicação humanizada, seja por telefone ou WhatsApp”.

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Tal estratégia, segundo o especialista, tem taxa de conversão média de 40%, uma vez que o lojista recebe o link direto do carrinho abandonado e atua na dor do cliente. “Nesses tempos atuais, aliás, é uma forma de aproveitar o lojista que está com tempo mais ocioso para trabalhar isso”, recomenda.

2 – Campanhas com condições exclusivas com os melhores clientes da carteira

Neste caso, o trabalho da campanha é voltado para os melhores cliente da carteira (ou seja, aqueles com melhor recência, frequência e valor de compra. Por meio desses dados, a marca segmenta os melhores clientes pelo ERP da plataforma, e, com uma régua coordenada, faz o envio de ofertas exclusivas. “Eu consigo, de novo, estabelecer essa estratégia com a vendedora da loja. Ou seja, trago novamente o atendimento humanizado para esse perfil diferenciado de consumidor”.

Se por acaso essa campanha não funcionar, Ivo recomenda também apostar em campanhas pagas, personalizadas exclusivamente para esse perfil de cliente. “O valor que ele consome em minha loja faz jus a um atendimento diferenciado. Certamente esse investimento retornará após um atendimento diferenciado”.

3 – Pesquisa de satisfação

Algo comum atualmente é uma empresa realizar a pesquisa de satisfação, porém, não tratar corretamente as informações adquiridas. E, para Ivo, essa estratégia pode ser muito efetiva para a retenção de clientes. “Eu recomendo que a marca faça uma disparo automático com perguntas simples, de fácil resposta. Entretanto, quem fará o trabalho de verificação é o gerente da loja, analisando as reações sobre cada vendedor”.

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Para ter sucesso, Ivo recomenda retornar pessoalmente os clientes detratores (ou seja, mais uma vez de forma humanizada). “Vale tirar uns 20 minutos do dia para atender a esse tipo de demanda. Quando faço isso, minhas chances de reverter a experiência negativa de um cliente são enormes. Contribui, inclusive, para que ele volte a comprar comigo”, concluiu.

O The Future Of E-Commerce – Edição Martech acontece nesta terça-feira (1) e na quarta (2) e recebe grandes nomes do mercado de tecnologias para marketing. O evento faz parte de uma série de congressos do E-Commerce Brasil para tratar sobre o futuro do comércio eletrônico no Brasil.

Por Giuliano Gonçalves, da redação do E-Commerce Brasil.