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  Redação E-Commerce Brasil

Como uma loja de luxo de três décadas está se adaptando ao online em Portugal

Sexta-feira, 12 de julho de 2019   Tempo de leitura: 2 minutos

Uma loja de luxo com 30 anos de idade, presente em 13 países, considerada uma das mais empreendedoras do mundo e cuja marca é apoiada por pessoas como a modelo brasileira Ana Beatriz Barros e o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, não teria muito o que mudar, certo?

Pelo contrário: em 2018, a Sacoor Brothers, uma das maiores lojas de roupas do mundo, decidiu lançar o seu e-commerce, acompanhado de toda uma estratégia omnichannel para as suas unidades físicas – tanto em Portugal quanto nas outras regiões.

Sacoor Brothers oferece serviço de alfaiate por cinco após a compra/Divulgação
Sacoor Brothers oferece serviço de alfaiate por cinco após a compra/Divulgação

Na opinião de Erica Gomes, CEO para a Europa Sacoor Brothers, o comércio eletrônico é um “complemento valioso” aos negócios offline. A executiva vai palestrar no Fórum E-Commerce Brasil 2019 e contar os desafios que a marca enfrenta nessa sua nova fase.

Na conversa que teve com o E-Commerce Brasil, Gomes fala sobre a conquista de mercados internacionais e as estratégias de entrada, o uso correto dos canais online e desafios do omnichannel, gestão e posicionamento da marca. De acordo com ela, o e-commerce permite adicionar elementos positivos à experiência de compra dos clientes. Em outras palavras, uma experiência customizada e personalizada, criada segundo as necessidades de cada um.

Estratégias para e-commerce

E-Commerce Brasil: Como e quais foram as estratégias usadas para entrar no mercado internacional?

Erica Gomes – A internacionalização de qualquer empresa é um processo tanto entusiasta quanto desafiador. Nosso sucesso está relacionado com autenticidade e genuinidade. Foi com base nesses pilares que desenhamos o processo de expansão internacional. Tivemos que considerar alguns elementos específicos das regiões para as quais expandimos na nossa estratégia de comunicação local e de contratação de pessoal. Procuramos acelerar a
implementação dos processos, com objetivo de tornar a experiência dos clientes idêntica – e positiva – em qualquer loja Sacoor no mundo.

E-Commerce Brasil – Qual o uso correto dos canais online e marketplaces?

Erica Gomes – Do meu ponto de vista, a loja online deverá ser a extensão da loja física. Não substituindo, mas complementando o leque de opções oferecidas ao consumidor. Pela relevância que os meios digitais têm na vida das pessoas, a loja online acaba sendo o primeiro touchpoint do consumidor. Em relação aos marketplaces, em específico os internacionais, a Sacoor tem três estratégias distintas:

  • Promover a notoriedade do marca em mercados de elevado potencial. O propósito é abrir caminho
    para uma eventual expansão também ao nível de lojas físicas;
  • Trabalhar performance, com elevado push, com o propósito de medir o grau de tração da marca no mercado;
  • Escoamento de estoque de coleções passadas.

Leia também: Lojistas devem usar e-commerce como fonte de dados, defende especialista

Desafios omnichannel

E-Commerce Brasil – Quais são os principais desafios da Sacoor no que diz respeito a omnichannel, gestão e posicionamento da marca?

Erica Gomes – Um dos maiores desafios, atualmente, é entender como trabalhar o omnichannel de uma forma capaz e eficiente, para potencializar a qualidade da experiência de compra do consumidor. Desde o componente tecnológico até a mudança do mindset, há um sem-número de barreiras. Ainda assim, a velocidade de adaptação está diretamente relacionada às possibilidades de tornar-se bem-sucedido nesse tipo de negócio. Por esse motivo, estamos implementando um conjunto de processos internos, transversais a vários departamentos. E disponibilizando opções como o pick up in store para compras online.

Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil

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