Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Time campeão! Aprenda estratégias de jogo para se dar bem em marketplace

Quinta-feira, 03 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Vender em marketplace é uma decisão comum a muitos varejistas, seja por visibilidade da marca, maior fluxo de venda, possibilidade de vender para clientes diferentes, entre outros motivos. No entanto, nem sempre o negócio dá certo, pois é necessário uma série de peças fundamentais para que a operação funcione.

No primeiro dia do Marketplace Conference 2019, realizado na terça-feira (1º), em São Paulo, Mayra Gianoni, gerente da Universidade B2W Marketplace, explicou que, no marketplace, um time só funciona quando as peças se encaixam e seguem uma estratégia, como um time de futebol. “Montamos equipe com o menor elenco do mercado. Por isso,  adote a tática 4-4-2, que é a mais conservadora para quem está começando no marketplace”. Confira a seguir, a escalação de Gianoni:

Goleiro = Aprendizado

“Um bom time começa pelo goleiro. No marketplace, consideramos o aprendizado como um goleiro, e é por onde você deve começar. Vender no marketplace não é a mesma coisa que vender em loja física nem em loja própria, pois o volume de vendas e de acessos é muito grande, mas é possível aprender”, explica Gianoni.

Zagueiro = Gestão e Operação

“Você deve construir uma base sólida para atacar o mercado com mais confiança, que é gestão e operação, que suportar as vendas. Se não tiver operação de estoque, separação de itens etc, você terá problemas”, crava a especialista.

Laterais = Logística

De acordo com Gianoni, “a logística bem implantada possibilita que reconheça as dificuldades, enquanto corre de norte a sul, sempre que necessário, se adaptando ao campo de jogo”.

Volante = Tática de Vendas + Análise de Dados

A especialista explica que o volante é quem define todas as jogadas, sendo o coração do time. A posição fica a cargo da tática de vendas e da análise de dados, no caso dos marketplaces. “É o que equilibra a partida, define as jogadas que dão certo e o que podem ser melhorado”.

Meio Campo Central = Integração

Auxilia o time na transição entre defesa e ataque, como a integração entre giro de caixa. “Quando falamos de marketplace entendemos que não é jogado em um lugar só. O lojista está em mais de um marketplace, e para que consiga operar tudo de maneira mais saudável. Se precisar entrar em vários portais para fazer as vendas, será muito difícil”, aconselha”.

Meio Campo Avançado = Campanhas Promocionais

Agora é a hora das habilidades nas negociações que beneficiam os sellers e os clientes do marketplace, segundo Gianoni. “Você precisa se destacar no marketplace. Também é importante entender o que funciona para cada uma das marcas onde você quer vender”.

Mayra Gianoni no Marketplace Conference – Dinalva Fernandes/E-Commerce Brasil

Atacantes = Cartão Exclusivo + Cashback

Uma dupla de ataque sincronizada é capaz de fazer as vendas subirem e conquistar a torcida, que sempre volta para conferir as jogadas. “Frete grátis ou desconto são comuns. Tem que se diferenciar para que o cliente volte à loja, por isso é importante diversificar essas táticas, como cashback e cartão exclusivo”, aconselha.

12º Jogador = Publicidade

A especialista conta que toda equipe precisa de um 12º jogador que dá o toque final para o show de ofertas, influenciando o público e cuidando da imagem do time. “Precisa de publicidade, anúncios, mas sempre dentro da estratégia da marca”.

Muitos jogos por aí

“Essa escalação é uma das mais completas para atrair o público. A Black Friday não é o único jogo, tem Natal e outras datas importantes. E o que o campeonato do ano que vem começa em janeiro, com volta às aulas. Precisamos estar preparados”, aconselha a especialista.

Leia também: Gestão de sortimentos otimiza estoque e alavanca vendas de PMEs, afirma especialista

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.