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  Redação E-Commerce Brasil

Time campeão! Aprenda estratégias de jogo para se dar bem em marketplace

Quinta-feira, 03 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Vender em marketplace é uma decisão comum a muitos varejistas, seja por visibilidade da marca, maior fluxo de venda, possibilidade de vender para clientes diferentes, entre outros motivos. No entanto, nem sempre o negócio dá certo, pois é necessário uma série de peças fundamentais para que a operação funcione.

No primeiro dia do Marketplace Conference 2019, realizado na terça-feira (1º), em São Paulo, Mayra Gianoni, gerente da Universidade B2W Marketplace, explicou que, no marketplace, um time só funciona quando as peças se encaixam e seguem uma estratégia, como um time de futebol. “Montamos equipe com o menor elenco do mercado. Por isso,  adote a tática 4-4-2, que é a mais conservadora para quem está começando no marketplace”. Confira a seguir, a escalação de Gianoni:

Goleiro = Aprendizado

“Um bom time começa pelo goleiro. No marketplace, consideramos o aprendizado como um goleiro, e é por onde você deve começar. Vender no marketplace não é a mesma coisa que vender em loja física nem em loja própria, pois o volume de vendas e de acessos é muito grande, mas é possível aprender”, explica Gianoni.

Zagueiro = Gestão e Operação

“Você deve construir uma base sólida para atacar o mercado com mais confiança, que é gestão e operação, que suportar as vendas. Se não tiver operação de estoque, separação de itens etc, você terá problemas”, crava a especialista.

Laterais = Logística

De acordo com Gianoni, “a logística bem implantada possibilita que reconheça as dificuldades, enquanto corre de norte a sul, sempre que necessário, se adaptando ao campo de jogo”.

Volante = Tática de Vendas + Análise de Dados

A especialista explica que o volante é quem define todas as jogadas, sendo o coração do time. A posição fica a cargo da tática de vendas e da análise de dados, no caso dos marketplaces. “É o que equilibra a partida, define as jogadas que dão certo e o que podem ser melhorado”.

Meio Campo Central = Integração

Auxilia o time na transição entre defesa e ataque, como a integração entre giro de caixa. “Quando falamos de marketplace entendemos que não é jogado em um lugar só. O lojista está em mais de um marketplace, e para que consiga operar tudo de maneira mais saudável. Se precisar entrar em vários portais para fazer as vendas, será muito difícil”, aconselha”.

Meio Campo Avançado = Campanhas Promocionais

Agora é a hora das habilidades nas negociações que beneficiam os sellers e os clientes do marketplace, segundo Gianoni. “Você precisa se destacar no marketplace. Também é importante entender o que funciona para cada uma das marcas onde você quer vender”.

Mayra Gianoni no Marketplace Conference – Dinalva Fernandes/E-Commerce Brasil

Atacantes = Cartão Exclusivo + Cashback

Uma dupla de ataque sincronizada é capaz de fazer as vendas subirem e conquistar a torcida, que sempre volta para conferir as jogadas. “Frete grátis ou desconto são comuns. Tem que se diferenciar para que o cliente volte à loja, por isso é importante diversificar essas táticas, como cashback e cartão exclusivo”, aconselha.

12º Jogador = Publicidade

A especialista conta que toda equipe precisa de um 12º jogador que dá o toque final para o show de ofertas, influenciando o público e cuidando da imagem do time. “Precisa de publicidade, anúncios, mas sempre dentro da estratégia da marca”.

Muitos jogos por aí

“Essa escalação é uma das mais completas para atrair o público. A Black Friday não é o único jogo, tem Natal e outras datas importantes. E o que o campeonato do ano que vem começa em janeiro, com volta às aulas. Precisamos estar preparados”, aconselha a especialista.

Leia também: Gestão de sortimentos otimiza estoque e alavanca vendas de PMEs, afirma especialista

Por Dinalva Fernandes, da redação do E-commerce Brasil

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