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Era Conversacional é destaque das estratégias de marketing digital nesta Black Friday

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Estratégias de Marketing Digital para a Black Friday de 2021. Este foi o tema da palestra da Vanessa Gomes, Senior Key Account Manager da Take Blip, que se apresentou hoje no E-Commerce Big Solutions Black Friday, evento online e gratuito do E-Commerce Brasil, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de julho.

Vanessa Gomes, Senior Key Account Manager da Take Blip, durante apresentação no evento Big Solutions Black Friday/Foto: Ronaldo Huhn Hunh

Canais de mensageria e redes sociais

Para a palestrante, a dica é clara: saia do óbvio e invista além das mídias tradicionais. A executiva explicou a importância dos canais de mensageria e das redes sociais para o e-commerce, além de algumas dicas de como aproveitá-los melhor.

Vanessa Gomes explicou que a potência da Era das Conversas faz com que os canais de mensageria tenham mais chances de tracionar um relacionamento da marca com o consumidor e proporcionar melhores resultados, principalmente com relação à comunicação e experiência.

“As transações tendem a crescer pelo digital e as empresas que não estão aproveitando as redes conversacionais ou as redes sociais estão perdendo negócios”, ela explica.

Chatbots

A palestrante falou ainda sobre as diversas vantagens dos chatbots em um contexto de estratégias de marketing digital para a Black Friday. Entre elas: estar a frente da concorrência, fazer integrações com o CRM, experiência mais próxima do omnichannel e mapeamento inteligente da jornada do usuário.

Além disso, há vantagens para a otimização das tarefas e redução de custos, como é o casa da capacidade de produzir campanhas específicas mais direcionadas ao perfil consumidor.

Captação on e offline

Gomes defendeu ainda que não é porque as estratégias de marketing digital para a Black Friday são direcionadas para o e-commerce que elas não podem envolver o varejo ou a experiência física.

Um dos exemplos dado pela palestrante é o uso do QR Code, que permite ao usuário explorar mais de uma mídia ao mesmo tempo. Isso porque ele pode ser usado na tela da televisão em uma propaganda, no ponto de venda físico, na embalagem de um produto ou em anúncios pela cidade.

Live Commerce

A transmissão ao vivo das vendas também tem ganhado muitos adeptos no Brasil e pode ser um dos elementos para os quais o lojista de e-commerce precisa dar alguma atenção para vender mais ao pensar nas suas estratégias de marketing digital para a Black Friday deste ano.

O Live Commerce promove a união do engajamento do apresentador com o storytelling para os consumidores.

Gomes defende que com anúncios, parcerias e gatilhos mentais, os apresentadores conseguem convencer os espectadores a comprarem. Além disso, uma boa estratégia de Live Commerce garante que a experiência seja híbrida, pois há um vendedor assistindo a venda caso o consumidor precise de ajuda para finalizar o pedido.

Por que o modelo é relevante?

73% dos entrevistados afirmaram terem comprado por causa de influenciadores digitais. Isso quer dizer que cada vez mais o consumidor está consumindo após uma exposição ou recomendação de alguém, principalmente pelo ponto de vista do engajamento.

As estratégias de marketing digital para a Black Friday precisam contemplar ainda a oportunidade de juntar informações sobre os consumidores. Com coleta de dados — sempre de forma autorizada pelo consumidor — e com uma base maior de leads qualificados para o e-commerce, a Black Friday pode ser uma chance para conhecer melhor quem compra da marca.

Gomes dá um conselho: depois da compra, é possível oferecer um voucher em troca de respostas a uma pesquisa para conhecer melhor o consumidor e, com ela, pensar em ações direcionadas ao público qualificado do site.

Estratégias personalizadas

Com as estratégias descritas acima e conhecendo o consumidor, é possível oferecer para cada público um mix de imagens, áudios, textos e vídeos específicos na hora do engajamento e da conversão.

Para Gomes, as estratégias de marketing digital para a Black Friday focadas na Era Conversacional e nas redes sociais permite que as marcas elaborem conteúdos virais, que são compartilhados de forma orgânica pelos consumidores, aumentando ainda mais a captação da marca.

Para finalizar, o conselho da palestrante é claro: vá além das estratégias convencionais.

Confira a apresentação de slides completa disponibilizada pela palestrante:

https://pt.slideshare.net/ecommercebrasil/big-solutions-black-friday-campanhas-de-marketing-para-se-inspirar-para-a-black-friday-como-usar-contatos-inteligentes-para-campanhas-que-engajam

 


As inscrições para o Big Solutions Black Friday continuam abertas durante todo o evento, que é gratuito e online! Acompanhe conosco durante os dias 20, 21 e 22.

Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.

Leia também: Como preparar sua Black Friday baseada na experiência.