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Estratégia mobile da Privalia obtém 1€ em cada 3€ das vendas via aplicativos móveis

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

No último sábado, 3, nossa equipe de reportagem esteve no Fórum E-Commerce Brasil 2013, onde assistiu a diversas e valiosas aulas sobre o segmento de compras na internet. O grande destaque para o segmento mobile ficou por conta da palestra de Andrea Scarano, diretor de Marketing da Privalia (outlet online de moda e utilidades domésticas). O modelo adotado pela companhia tem, hoje, mais de 30% das vendas ancoradas no canal de compras online. Estima-se que 1€ em cada 3€ das vendas já seja obtido via aplicativos móveis.

De acordo com Andrea Scarano, o mercado mobile brasileiro é muito importante em comparação aos demais países existentes e vai superar o Japão muito em breve, chegando entre as quatro principais potências. “Os consumidores brasileiros estão prontos para o e-commerce e falando dos compradores de moda, por exemplo, 25% adquirem produtos e itens da Privalia via smartphones” (mobile commerce).

Forte atuação Privalia em Mobile e Redes Sociais

Um dos grandes marcos da Privalia é sua loja virtual no Facebook, batizada de Fan Shop. A empresa aproveita as oportunidades que a rede social oferece e, principalmente, estabelece um contato direto e em tempo real com seus consumidores, que podem usufruir de campanhas exclusivas ou, em outros casos, adquirir os produtos com antecedência, além de compartilhar opiniões e sugestões com a empresa. Já são mais de 2,6 milhões de fãs da Privalia no Facebook. Outra grande conquista foi alcançada em novembro de 2012, quando a Privalia recebeu de Jan Rezab, CEO da Social Bakers, o prêmio Socially Devoted, por ter um alto nível de interação com os fãs no Facebook.

A Privalia é líder em mobile commerce, por meio de seu aplicativo para smartphones iPhone, Android e tablet iPad, além de site otimizado para browser online. “As vendas através deste canal chegam a representar 25% no Brasil, números expressivos para um e-commerce deste porte”, enfatiza Scarano.

O aplicativo intitulado “Privalia Mobile” representa 2/3 do tráfego mobile total da Privalia, sendo mais de 80% provenientes dos apps, principalmente, de smartphones. Scarano complementa sobre o porquê de priorizarem smartphones. “Em 2012 o Brasil possuía mais de 55 milhões de smartphones. São os dispositivos em maior número e seu uso é mais intenso. Apostamos no mobile desde 2010 com o iOS e em março de 2011 começamos com o Android e essas vem sendo nossas chaves de sucesso”.

O executivo complementou que esse sucesso só está sendo possível graças a três pilares: Business model (5 a 7 campanhas por dia); Design and Performance (Agilidade e Funcionalidades), sem esquecer – é claro – das Promotions (Promoções de modo intenso e bem disseminadas).

Mobile brasileiro X Países desenvolvidos

Scarano pontuou ainda sobre o tráfego brasileiro do país. “O Brasil precisa crescer em tráfego mobile, pois hoje tem apenas de 5 a 6% dessa participação. Esse é um dos pontos a serem melhorados. A venda via canal mobile no país ainda é baixa, comparada aos Estados Unidos. Em janeiro de 2013, o Brasil foi responsável por 2,5%, enquanto os EUA por 15%”.

O responsável pelo Marketing da Privalia elencou também três principais motivos que, segundo a companhia, explicam porque o mobile ainda não decolou no Brasil:

1)      Infraestrutura: No Brasil, a velocidade média é de 897 Kbps, enquanto nos Estados Unidos a velocidade é de 3.010 Kbps;

2)      Tarifas: Os pacotes de internet no país são de 30% a 50% mais caros em relação a países desenvolvidos;

3)      Custo dos aparelhos: Os dispositivos vendidos no Brasil são 50% mais caros dos que são vendidos em países desenvolvidos.

Lições Privalia para E-Commerce e Mobile Commerce:

1) O mobile não é o futuro; é o presente!

2) Não basta ter um app ou um projeto mobile. Busque o diferencial!

3) Só você ainda não começou. O que está esperando?

“A moda é segunda categoria mais vendida no e-commerce brasileiro”, finalizou Andrea. E, segundo ele, as expectativas para 2014 continuam altas!

Se depender da Privalia e seu mobile commerce jajá esse segmento migra ao topo. Alguém duvida do potencial?

Por: MobiFeed