Redação E-Commerce Brasil

E-commerce faz esquenta para a Black Friday com Single’s day, diz Ebit

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

De acordo com um relatório divulgado pelo Ebit/Nielsen, o faturamento do e-commerce referente à Black Friday já começou. Os lojistas brasileiras aproveitaram o entusiasmo do Single’s Day, data chinesa de vendas online, comemorada no dia 11 de novembro, para oferecer promoções e aquecer as vendas online.

Faturamento dos 11 primeiros dias de novembro

O faturamento dos 11 primeiros dias do mês de novembro no comércio eletrônico foi de R$ 2,01 bilhões, em oposição aos R$ 1,67 bilhões faturados no mesmo período do ano passado. A variação corresponde a um aumento de 21%.

O cálculo do Ebit leva em consideração as vendas dos dias analisados, assim como o Single’s Day e as promoções de esquenta e preparo para a Black Friday.

Com relação ao número de pedidos, houve aumento de 12% em comparação ao ano passado. Foram realizados 4,77 milhões de pedidos este ano.

O ticket médio também teve aumento de 8%, de maneira que a média dos gastos do brasileiro para o período foi de R$ 422.

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 01/11 a 11/11/2019 vs 01/11 a 11/11/2018

Vendas por dispositivos mobile

Os dispositivos mobile foram responsáveis por 52,8% das compras realizadas entre dia 1 e 11 de novembro. O número surpreende, pois representa um aumento de 58% com relação aos pedidos feitos pelo mobile em 2018 no mesmo período.

O faturamento proveniente das compras mobile também aumento consideravelmente, 78% a mais do que no passado. R$ 1 bilhão em compras foram feitas por estes dispositivos. Além disso, o ticket médio aumento 10%.

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 01/11 a 11/11/2019 vs 01/11 a 11/11/2018.

Aumenta a importância do Single’s Day

Ano passado, o Single’s Day caiu em um domingo e neste ano a data foi celebrada em uma segunda-feira. Dessa forma, caiu em um dia com mais movimento e potencial de venda para o varejo.

Outro motivo foi a influência do Alibaba em divulgar o evento e criar promoções que repercutiram no mundo inteiro. Dentre as marcas brasileiras que aderiram às promoções de Single’s Day destacam-se Americanas, O Boticário, Carrefour, Renner e Magazine Luiza.

Fonte: Ebit | Nielsen  – Faturamento pelo dia do mês e pelo dia da semana.

Faturamento por região

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 01/11 a 11/11/2019 vs 01/11 a 11/11/2018

A região que mais se destacou em share de faturamento foi a Sudeste, com 56% das vendas. A região Norte, no entanto, foi a que mais se destacou em variação, com 90% com relação à participação das vendas no ano passado.

Variação diária – Single’s Day e esquenta para Black Friday

Fonte: Ebit | Nielsen

O levantamento realizado pelo Ebit/Nielsen leva em consideração o mesmo do mês em relação aos dias da semana deste ano em comparação ao faturamento de 2018.

Tanto o faturamento quanto a variação de faturamento anual foram maiores no dia do Single’s Day, dia 11 de novembro.

Categorias mais vendidas (share de produtos)

A categoria mais vendida nos primeiros 11 dias de novembro foi Moda e Acessórios, com 18% do share de pedidos em 2019. A que obteve mais variação com relação ao ano passado foi a de Bebês e Cia, aumentando 119% de um ano para outro.

O share de produtos das categorias Perfumaria e Cosméticos, Saúde, Livros e Informática tiveram redução.

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 01/11 a 11/11/2019 vs 01/11 a 11/11/2018

Categorias mais rentáveis

O share de faturamento mais alto do período foi o de Eletrodomésticos, seguido por Telefonia e Celulares. Outro destaque interessante é para a variação considerável das vendas e faturamento de produtos Eletrônicos e de Moda e Acessórios (maior categoria em share de pedidos).

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 01/11 a 11/11/2019 vs 01/11 a 11/11/2018

Que horas o brasileiro compra?

Diferente da Black Friday, o esquenta e o Single’s Day não são marcados pelas compras de madrugada. Os períodos em que o brasileiro mais comprou (em share de produtos e em faturamento), foram à tarde e à noite. Apenas 7% das compras foram realizadas durante a madrugada. Além disso, o movimento também não é significativo no período da manhã.

Fonte: Ebit | Nielsen – Período: 11/11/2019 vs 11/11/2018

 

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil.

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