Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Especialista explica mudanças da Nota Fiscal Eletrônica 4.0 para o e-commerce

Quinta-feira, 28 de junho de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Sua empresa já está preparada para a Nota Fiscal Eletrônica 4.0? Ela entra em vigor a partir desta segunda-feira (2) e, segundo Samuel Gonsales, especialista em sistemas de gestão ERP e CPO da e-Millennium, requer aumento de rigor na gestão de informações em diversos aspectos.

Se você ainda não está a par das novidades que vêm por aí a partir de julho, ele deixa um alerta. “Empresas que deixarem para atualizar a NF-e 4.0 em cima da hora poderão sofrer com custos de treinamento para se adequar às alterações.”

De acordo com Gonsales, o entendimento e a adequação às alterações sempre serão mais doloridos aos lojistas. “Se antes eles contratavam empresas de contabilidade apenas para o fechamento, hoje é fundamental ter escritórios mais consultivos e proativos para se antecipar a mudanças como essas”.

Ele ressalta a importância do investimento em treinamento dos funcionários para o perfeito alinhamento do processo dos negócios às novas exigências.

Ainda no campo contábil, Samuel afirma que os custos de atualização dos sistemas de ERP também podem mudar consideravelmente.

“A atualização desse valor dependerá do modelo utilizado pela empresa, tal como o contrato mantido com os fornecedores do sistema. De modo geral, eles [fornecedores ERP] cobram manutenções mensais que englobam, inclusive, atualização de questões fiscais, a exemplo da evolução da nota fiscal eletrônica. Para quem deixar para a última hora, entretanto, o custo pode elevar por conta do treinamento de pessoal a fim de entender e alterar os processos de negócio e envio de informações ao Fisco”.

Segundo o especialista, as mudanças previstas na NF-e 4.0 já foram automatizadas pelos fornecedores de ERP. Portanto, uma vez atualizadas todas as informações no sistema da empresa, o lojista deverá contar com o preenchimento automático, sem a necessidade de inserção de dados a cada nova emissão de NF-e.

Com a entrada da nota fiscal eletrônica 4.0, a gestão de informações da empresa será muito mais rigorosa. Entre os tópicos mais importantes, vale ressaltar os seguintes, obrigatórios:

Rastreabilidade de produtos

A criação de campos específicos no arquivo XML (versão digital) da nota para o preenchimento de informações relacionadas à rastreabilidade. Se você comercializa produtos com validade, como alimentos, bebidas e medicamentos, por exemplo, deverá descrever datas de fabricação e validade, tal qual o lote de fabricação ou produção.

Indicador de presença

Com a NF-e 4.0, é possível esclarecer a modalidade de venda praticada. Ou seja, agora você consegue indicar se ela foi executada na loja física (operação presencial) ou fora do estabelecimento – compras online ou vendas itinerantes se aplicariam a esse caso.

Transações mais seguras

Agora, o padrão SSL deixa de ser aceito, valendo exclusivamente o TLS 1.2 ou superior, com criptografia mais segura no processo de comunicação com o órgão.

Fundo de Combate à Pobreza (FCP)

Ele já era utilizado nas vendas interestaduais a consumidores, porém, com a chegada da NF-e 4.0, foram criados campos específicos para identificar o valor percentual de ICMS referente ao FCP. Tudo para suportar e diferenciar transações estaduais das interestaduais, tal como transações relacionadas ao FCP com ou sem substituição tributária.

Grupo de informação de pagamentos

Esse grupo visa tornar mais clara a informação da NF-e das modalidades de pagamentos. Agora pode-se indicar se a venda foi paga em dinheiro, cartão, cheque, boleto, duplicata mercantil, etc. Isso eleva a rastreabilidade da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) em relação às finanças geradas por meio da emissão das notas fiscais.

Por Giuliano Gonçalves, para o E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.