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Problemas nas entregas geram desgastes com clientes e prejuízos financeiros para pequenos e médios empreendedores

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Em 2020, o e-commerce registrou um crescimento de 70% nas vendas em comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo. Os números são positivos, mas, na mesma proporção, também aumentaram as reclamações de atrasos ou até mesmo a respeito da não entrega dos produtos. Esse status, aliás, tem se tornado cada vez mais comum, tanto que o Procon-SP registrou aumento de 285% entre janeiro e outubro do ano passado nos problemas de postagens.

Se por um lado a pandemia trouxe o boom das vendas online, por outro, há inúmeros negócios que precisaram migrar para o ambiente virtual. O problema é que não houve tempo hábil para as empresas se prepararem – nem para a alta demanda e, muito menos, para resolver percalços que podem acontecer nas entregas.

O efeito dominó é grande. A empresa tem, inevitavelmente, a insatisfação do cliente, além de um possível ressarcimento ou ainda a opção de fazer a logística reversa dos produtos. E tudo isso causa grande prejuízo.

Para piorar a situação, podem acontecer vários problemas quando o produto é enviado, desde os mais comuns, como extravios, até troca de endereço, quando o pedido é enviado para um destino completamente diferente. A verdade é que quando o pedido entra nesse emaranhado mundo da logística, os pequenos empresários muitas vezes têm uma enorme dificuldade em localizar o produto.

Por isso, cada vez mais empresas têm investido na terceirização e contratado empresas de inteligência logística.

Essa foi a opção da Livraria Sinal Verde, que contratou a +Envios para executar o trabalho de inteligência logística. A empresa trabalha com venda de livros de autoajuda, espiritismo e metafísica e faz entregas para todo país. Na rotina de trabalho não eram raros os casos em que os livros ficavam parados em um centro de distribuição por vários dias.

“Desde que contratamos a +Envios, praticamente reduzimos a zero as dificuldades que tínhamos com o envio de encomendas”, explica Mário Suriani, gerente administrativo da Livraria.

Esta expertise da +Envios faz toda a diferença para os empreendedores. Afinal, o tempo investido no rastreio (que, na maioria das vezes é sem sucesso) do produto pode ser investido no que o empresário sabe fazer de melhor: vender.

“Boa parte das empresas que chegam até ns e contratam nossos serviços têm muita dificuldade em fazer o acompanhamento de postagens e em dar uma resposta concreta de onde está o produto que seu cliente comprou”, explica Fábio Garcia, CEO da +Envios.

Por meio da inteligência logística, a empresa faz o rastreio de ponto a ponto, ou seja, de centros fixos de recebimento e de envio. E, se for preciso, faz o desembaraço de carga de forma muito mais rápida e segura, pois consegue encontrar o pacote, entender o problema e colocar o produto de volta ao fluxo de entrega, para que a encomenda chegue ao seu destino. Ou seja, poupa tempo e dinheiro das pequenas e médias empresas.

Além disso, a +Envios também atua com atendimento humanizado. Para essa funcionalidade, a empresa conta com uma equipe especializada, preparada para atender a demanda e resolver o problema no menor tempo possível. “Entendemos que um problema na reta final da compra pode comprometer toda a experiência do cliente dentro da loja online. Por isso, trabalhamos para sermos um braço estratégico na rotina dos empresários”, completa Garcia.

Para conhecer todos os serviços da +Envios, acesse www.maisenvios.com.br.

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