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Entrevista: Neil Patel fala sobre empreendedorismo e marketing digital

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Neil Patel é um dos maiores nomes do mundo do marketing online e um empreendedor de sucesso dos Estados Unidos. Ele é o co-fundador da Crazy Egg, KISSmetrics e Hello Bar e escreve para grandes publicações como Forbes, Inc, Entrepreneur e The Huffington Post.

Ficamos felizes em saber que o Neil Patel expandiu seu negócio para o Brasil. Em seu site, já em português, ele disponibiliza os seus famosos artigos sobre marketing digital.

Um dos nossos escritores conversou com Neil Patel sobre sua carreira de sucesso.

E-Commerce Brasil: Você era muito jovem quando começou seu primeiro negócio. Por que você entrou nessa área de marketing digital?

Neil Patel: Eu comecei meu primeiro negócio quando eu tinha só 16 anos. A ideia era competir com monster.com, um site que ajuda pessoas a encontrar uma vaga de trabalho e empresas a encontrar funcionários. Eu era jovem e ingênuo, pensando que bastava fazer um site para automaticamente gerar tráfego. Pensamento positivo, certo? Claro que não foi bem assim que aconteceu. Acabei contratando uma empresa de marketing para me ajudar e o único resultado foi que eu perdi dinheiro. A empresa não fez nada e eu percebi que teria que aprender sobre marketing sozinho. E foi exatamente isso o que eu fiz. Aprendi marketing online e por algum motivo eu era muito bom nisso. Aprendi muito rápido, coloquei em prática e vi resultados. Isso foi o que me fez decidir a me dedicar mais em ser um consultor de marketing e menos em ser um empreendedor. Eu já estava ganhando um bom dinheiro ainda jovem e, mais importante, eu estava ajudando as empresas a crescerem. Ser capaz de ganhar a vida ajudando os outros é um sentimento muito bom.

ECB: Além de ajudar as pessoas, o que também te atrai no marketing online?

NP: Eu amo aprender. Eu brinco que marketing online é quase um ser vivo. Ele está sempre crescendo e mudando. Mudanças na tecnologia e tendências fazem do marketing online uma área muito emocionante. Tem sempre algo novo e tenho que continuar aprendendo e me atualizando para ser capaz de ajudar os outros. Enquanto alguns especialistas dizem ser capazes de prever o que acontecerá, ninguém realmente sabe como o marketing digital irá evoluir ao longo dos próximos dez anos e além. Para mim, isso é muito empolgante.

ECB: Você é um grande defensor do marketing de conteúdo. Além de você publicar artigos regularmente em seu blog pessoal, você também é colunista em várias publicações importantes. Porque o conteúdo é tão importante quando se trata de marketing online?

NP: Hoje em dia, o conteúdo não é apenas importante, é extremamente importante. É uma obrigação. Produzir conteúdo de qualidade é uma forma das empresas ou marcas demonstrarem para os clientes em potencial que eles sabem do que estão falando. É uma forma de estabelecer confiança e liderança. Além do grande benefício de se conectar com um leitor através de um artigo bem escrito, esse mesmo artigo pode ajudar a sua empresa/produto/serviço a aparecer no Google acima de sua competição. Marketing de conteúdo e SEO andam de mãos dadas. Um conteúdo aprofundado que agrega valor a um leitor – que responde às suas perguntas – é preferível aos olhos dos algoritmos de busca do Google. Há muito tempo atrás, profissionais e marketing e SEOs simplesmente colocariam várias palavras-chave nos sites e apareceriam rapidamente nos resultados de pesquisa. O Google aprendeu rápido e programou novas regras para seu algoritmo. Agora, o Google recompensa os sites que produzem conteúdo de qualidade. Se o seu artigo é educacional e responde a perguntas dentro de uma determinada área, outras pessoas utilizarão o seu artigo como fonte na hora de escrever para seus próprios blogs, colocando um link para o seu site. Quando tiver muitos links relacionados a seus artigos e páginas, o Google irá classificá-lo mais alto porque sabe que o conteúdo é valioso e ajuda a quem utiliza o seu mecanismo de busca. O objetivo do Google é fornecer as melhores respostas para as perguntas de seus usuários.

ECB: Então como você, Neil Patel especialista em marketing online, prevê o futuro do marketing de conteúdo?

NP: Analisar dados para escrever um conteúdo irá desempenhar um papel fundamental. Com o avanço da tecnologia, mais dados ficarão disponíveis e, com isso, será mais fácil conseguir as informações certas (mesmo se você não for um perito em interpretação de dados). Os programadores tops já podem analisar bilhões de mensagens em plataformas, como mídias sociais. Nos próximos anos, haverá mais e mais ferramentas que permitirão que até mesmo um blogger mediano consiga tirar informações de centenas de milhares ou milhões de páginas da web. O que isso significa é que não haverá nenhuma desculpa para produzir um conteúdo baseado em opiniões e não em informações concretas.

ECB: Como um empreendedor do mundo digital, qual é a lição mais importante que você aprendeu?

NP: A execução de uma ideia é o ponto mais importante. Se você tiver uma boa ideia não importa se o seu produto não é o melhor do mundo. O que importa é colocar essa ideia em prática e começar a produção de maneira rápida e eficiente. Isso é o que falta para algumas empresas e empresários, a capacidade de executar uma ideia. O grande erro é desistirem antes do produto estar finalizado ou até mesmo quando pronto falharem na execução de colocá-lo no mercado e disponibilizá-lo para o mundo. Executar com êxito uma ideia não é fácil. Leva muito tempo e planejamento. E também é imprescindível ter a equipe certa.

ECB: Qual é o melhor conselho que você daria a um empresário ou pequena empresa que busca crescer o seu negócio online?

NP: Você precisa entender a fundo o seu público-alvo para conquistá-lo. Saber as diferentes necessidades, as lutas e ser capaz de solucionar os problemas é crucial quando se trata de fornecer algo de valor. Uma boa estratégia, se feita de maneira correta, é começar um blog da empresa ou área de atuação. Antigamente, um blog costumava ser um lugar para atualizar amigos e familiares sobre o seu dia-a-dia. Agora, um blog é uma fonte de informação e de educação. Um grande blog oferece valor para o leitor, ensinando algo novo, mostrando o passo a passo de medidas práticas a se tomar.