Se por um lado a Amazon reduziu os esforços logísticos na Espanha, por aqui tudo indica que a ela busca otimizar sua capacidade de entregas. Isso porque, durante a segunda edição do Amazon Conecta 2022, evento direcionado aos vendedores da plataforma, a empresa apresentou algumas novidades no sistema logístico. E, para entender como essa atualização beneficiará o e-commerce brasileiro, apresentamos uma entrevista exclusiva com Ricardo Garrido, Diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon no Brasil.
ECBR – De forma técnica, como essa nova tecnologia logística se diferencia da versão que era utilizada? O que mudará no dia a dia do lojista que já vende na Amazon?
Garrido – Trata-se da implementação de uma API para otimizar os pedidos para envio via DBA – Delivery by Amazon. Antes desse novo recurso, era preciso emitir as Notas Fiscais por pedidos, por meio das plataformas de integradores/ERP e fazer o upload de todas as notas na plataforma da Amazon para vendedores parceiros. Além disso, o vendedor ainda precisava agendar a coleta dos pedidos diretamente no Seller Central, o que requer o uso diário de mais de uma ferramenta, sem contar o trabalho manual.
A partir de agosto, o processo de upload de notas e o agendamento no Seller Central passaram a ser feitos de forma massiva, ou individualmente por pedido. Era uma experiência padrão até então, desde quando o programa foi lançado. Agora, com a nova API, as etapas de upload de nota fiscal, agendamento e impressão de etiquetas serão automatizadas, sem a necessidade de uma etapa adicional no Seller Central. Vale destacar que essa API está disponível globalmente e é inteiramente nova, tanto no Brasil como no mundo.
ECBR – É possível mensurar o quanto essa API aumentará a eficiência logística?
Garrido – Com a atualização, o vendedor parceiro passa a fazer o processamento de pedidos atendidos pelo DBA – Delivery by Amazon de forma 80% mais rápida e mais eficiente. Neste caso, há menor margem para erros operacionais, o que garante a entrega dos pacotes em tempo para as transportadoras e protege o prazo de entrega para os clientes. Certamente é uma mudança que trará grande benefício para a operação do vendedor.
ECBR – Há alguma influência na última milha da entrega a partir desse novo sistema?
Garrido – O DBA (Delivery By Amazon) passará a contar com uma modalidade adicional de envios chamada Super Express, em São Paulo (SP). Neste caso, possibilitará entregas mais rápidas de pacotes de vendedores parceiros ao cliente sem nenhum custo adicional para o vendedor ou para o cliente.
Até o final do ano, a Amazon irá habilitar pontos estratégicos de coleta para que vendedores parceiros Amazon inscritos no DBA elegíveis possam deixar os seus produtos nesses locais para serem entregues ao cliente final. Esta modalidade estará habilitada para vendedores parceiros que hoje estão em áreas não cobertas pelo programa por serem menos densas em volume de coleta ou de risco.
Portanto, vendedores parceiros que estiverem nesta modalidade poderão entregar os pacotes nos dias e horários agendados previamente nestes pontos de coleta para serem destinados aos clientes. Iniciaremos com 13 pontos e iremos expandir conforme a demanda, com 85% dos pontos concentrados em São Paulo capital.
ECBR – O que o lojista que vendeu nas últimas Black Fridays da Amazon perceberá em relação às entregas este ano?
Garrido – Este ano anunciamos a expansão do frete grátis para membros Amazon Prime, sem valor mínimo de compra, para milhões de itens elegíveis, como parte de uma expansão do FBA (Fulfillment by Amazon). Agora, aliás, atendemos vendedores presentes nos estados do Rio de Janeiro e Paraná, além de São Paulo.
Também apresentamos no Amazon Conecta uma novidade em relação aos vendedores parceiros que antes precisavam operar no regime tributário Simples Nacional para aderir ao FBA. Agora, o programa passa a estar disponível, sob convite, para negócios operando no regime de Lucro Real.
Devo lembrar que pequenos e médios negócios também podem aderir ao FBA de forma automatizada, agendar a coleta ou enviar seu estoque de produtos para o Centro de Distribuição da Amazon em Cajamar (SP).
ECBR- A Amazon apresentou no evento um tipo de premiação às PMEs que se destacarem. Como isso ocorrerá?
Garrido – No 1º Prêmio de Empreendedorismo Brasileiro Amazon, os vendedores parceiros selecionados receberão até R$ 1.000 em créditos para serem utilizados em ferramentas de anúncios patrocinados através do Amazon Ads, serviço de publicidade online da Amazon. Serão premiadas as PMEs que mais se destacaram no último ano em vendas e no uso criativo e eficiente dos canais e serviços da Amazon como programas logísticos e ferramentas de ofertas e cupons.
Nosso objetivo é incentivar ainda mais a adoção dos recursos que não apenas ajudam os vendedores parceiros a proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes Amazon, como também facilitam a rotina e viabilizam o crescimento dos negócios.
Para participar do Prêmio, as PMEs devem estar inscritas como vendedores parceiros na Amazon e serão divididas em oito categorias, sendo cinco de produtos: Eletrônicos, Bens de Consumo, Livros e Mídia, Moda e Casa, Cozinha e Garagem. Haverá ainda premiação para Destaque do Ano, Empreendedora do Ano e Vendedor Internacional. As inscrições podem ser realizadas até 20 de outubro de 2022 na página do prêmio. Os resultados serão divulgados em dezembro.