Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Entregas em 90 minutos no Brasil! É o que promete startup russa

Quarta-feira, 18 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

O grupo russo Dostavista começou a operar em terras brasileiras em 2017, sob o nome Click Entregas. Agora, uma captação de recursos ampliará sua presença por aqui. A empresa recebeu um aporte série B de US$ 15 milhões do fundo Vostok New Ventures, também investidor das startups BlaBlaCar e Delivery Hero. O Dostavista recebeu ao todo US$ 20 milhões em investimentos.

Os fundadores do Dostavista, com Mike Alexandrovski no centro (Dostavista/Divulgação)

Hoje, a Click Entregas tem cinco mil clientes pessoa física ou jurídica nacionalmente, desde players de autopeças e comércio eletrônico até gráficas e odontologia. Cerca de 86% das solicitações são para entregas urgentes. Dessas, 90% são feitas em até 90 minutos. A empresa garante que diariamente são realizadas mil entregas.

“Uber para entregadores” no Brasil

O russo Mike Alexandrovski, cofundador do Dostavista, afirma que a empresa surgiu há sete anos com a ideia de se tornar uma espécie de “Uber para entregadores”.

Por meio de um aplicativo, clientes pedem entregas de produtos e são conectados aos entregadores mais próximos e disponíveis. O modelo de viabilização pelos próprios usuários, conhecido como crowdsourcing, promete reduzir o tempo de entrega. O grupo tem 400 funcionários, 70 deles engenheiros — com a função de otimizar a melhor rota para delivery e melhorar a conexão entre cliente e entregador.

O novo aporte de US$ 15 milhões será usado para novas contratações em tecnologia — melhorando o algoritmo de trajetos e de matchmaking — e em diretores regionais de produto que adaptem o Dostavista para cada país e expandam a empresa.

Presente atualmente em 11 países, o Dostavista começou sua estratégia de expansão global em 2016. A maioria é composta de economias emergentes, como a própria Rússia. Brasil, Índia, Indonésia, México e Turquia estão na lista. Globalmente, tem um milhão entregadores cadastrados para lidar com 200 mil clientes.

Além da velocidade, a empresa afirma que alguns de seus diferenciais são o agendamento completamente online e o seguro das encomendas, que pede como pagamento 1% do valor da carga. O seguro está disponível apenas no Brasil e no México e representou uma adaptação da Dostavista ao mercado local.

Concorrência nas entregas

A Click Entregas enfrenta um mercado cheio de concorrência. A mais notável é a Loggi, startup que também atua com logística para comércios eletrônicos — recentemente foi avaliada como unicórnio, valor de mercado de um bilhão de dólares ou mais.

Diante do tamanho da demanda por logística nos grandes centros urbanos, a Click Entregas aposta que há espaço para diversas empresas. Seu foco está em pequenos e médios empreendimentos e em empregar pessoas que não eram entregadores anteriormente.

Também acredita que sua presença global trará experiências únicas à operação brasileira e vice-versa. “Somos uma companhia global enfrentando as dificuldades do delivery. Estamos chegando a novos mercados e adquirindo conhecimentos para o modelo, que será o melhor em qualquer parte do mundo”, afirma Alexandrovski. “A competição enriquece nossa atuação. É o que acontece por aqui, com a Loggi, e na Indonésia, com a GoJek. Por isso mantemos nossa meta de dobrar a cada ano”.

Notícia na íntegra no link da EXAME.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.