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  Redação E-Commerce Brasil

Entrega de encomendas é o principal desafio dos e-commerces durante a Black Friday

Quarta-feira, 31 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 1 minuto

A Mandaê, plataforma digital para empresas que buscam reduzir os custos de envio das suas encomendas e melhorar a qualidade das suas entregas, acaba de anunciar os resultados da pesquisa “Logística na Black Friday”, realizada, no último mês de setembro, em parceria com o E-Commerce Brasil, um dos principais portais do comércio eletrônico do País. 

De acordo com o levantamento, respondido por executivos de lojas online que participaram do evento em 2017, 36% afirmaram que a entrega das encomendas foi o maior desafio enfrentado no período. Já para 12%, a falta de produtos em estoque foi o principal gargalo. O estudo também revelou que a região Sudeste foi a mais afetada com problemas no envio dos produtos (73%) e de atendimento ao cliente (100%). 

Mesmo tendo sido a entrega a grande vilã da edição passada, 55% dos entrevistados não pretendem agir preventivamente para atenuar estas mesmas falhas em 2018. Já 18% dos respondentes afirmaram que investirão em sistemas de gestão de fretes, 17% em rastreamento, 7% em prevenção de ocorrências e 3% em outras ferramentas. 

“Atualmente, diversos serviços estão disponíveis para facilitar o transporte de encomendas. A tecnologia tem sido uma ferramenta chave para que os desafios com as entregas sejam mitigados. Sistemas de rastreamento, gestão de ocorrências, roteirização, entre outros, conseguem atualizar o comprador sobre a localização de seu pacote, o que o deixa mais seguro, além de auxiliar os embarcadores a coordenarem de forma mais assertiva as suas frotas”, explica o cofundador e head de operações da Mandaê, Karim Hardane.  

Sobre forma de envio das encomendas, a maior parcela dos participantes, 62%, utilizará o transporte convencional, 20% o “compre online e retire na loja”, 10% transportes alternativos, 6% modal aéreo e apenas 2% pontos de retiradas, como armazéns. 

Já frete grátis será um diferencial oferecido por apenas 36% dos e-commerces que responderam à pesquisa. Deste total, 24% afirma que a gratuidade já faz parte da política da empresa, 8% adotará a alternativa apenas para a Black Friday e 4% aplicará o frete grátis por acreditar que o volume de vendas compensará a taxa zero. 

“Elaborar boas promoções e fazer uso de mecanismos diferenciados, que garantam uma experiência perfeita de entrega para o consumidor, são estratégias essenciais para o empreendedor que não está visando apenas a Black Friday. Quem não é afeito ao imediatismo e tem visão de longo prazo tem a oportunidade única de fidelizar o seu cliente e ainda garantir retorno financeiro durante todo o ano”, aconselha Hardane. 

Aumento de vendas na Black Friday 

Muitas lojas online estão com boas expectativas para a Black Friday deste ano, que acontece anualmente no dia 23 de novembro. Para otimizar os resultados com gancho no evento, 38% dos entrevistados farão Black Week, em que os descontos serão aplicados durante toda a semana, 20% apostarão no Black November, promoções durante todo o mês de novembro, 12% participarão da campanha somente no dia e 5% não farão promoções. Uma fatia de 25% dos respondentes ainda não decidiu se participará ou não da Black Friday 2018. 

“Vemos na Black Friday uma grande chance para alavancar as vendas dos e-commerces. Porém, é necessário um planejamento para que a ação seja bem executada. Imprevistos podem acontecer, mas temos que trabalhar de forma preventiva. É importante que você consiga criar uma boa campanha de marketing, tenha preços e produtos realmente atrativos e, principalmente, que consiga entregar as encomendas efetuadas dentro do prazo e com a melhor qualidade possível”, explica Hardane. 

O estudo mostrou que o evento é vantajoso para grande parte dos comércios eletrônicos. 36% esperam um crescimento de até 50% no volume de vendas, 21% esperam crescer até 100% com a ação, 16% planejam aumentar 10% e 6% projetam um retorno de mais de 200%. Entretanto, 21% dos respondentes não tem uma perspectiva definida para o período. 

Perfil dos entrevistados: 

O foco da pesquisa foram os executivos de e-commerces que participaram da Black Friday em 2017. A região Sudeste se destacou, com 77% dos respondentes, seguida pela região Sul (17%). Os outros 6% são provenientes das demais regiões do Brasil. 

No quesito cargo, 41% dos entrevistados ocupam funções de diretores, gerentes ou coordenadores de e-commerce. Já 25%, são CEOs das empresas. Em destaque, 26% representa os setores de moda e acessórios, 11% móveis e decoração, 8% eletrodomésticos e 4% de informática.

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