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Entenda mais sobre os canais digitais para atender e se relacionar com clientes

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Já entendemos que para manter uma marca relevante é preciso fazer presença nos canais em que o cliente está e entregar uma experiência que esteja à altura das suas expectativas. Quando falamos em atendimento e relacionamento, é preciso entregar eficiência, praticidade, agilidade e, como resultado, redução de custos para as empresas. Você conhece as plataformas que existem no mercado? Consegue definir qual a melhor para o seu negócio?

Vivemos a era da tecnologia e da conectividade, os consumidores estão em todas as plataformas, por isso, é importante que as marcas desenhem uma estratégia que esteja de acordo com as expectativas do seu público. Os principais canais de comunicação usados hoje em dia são: redes sociais; aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Telegram e sites.

As marcas precisam divulgar os seus produtos, acompanhar a jornada de compra de seus clientes e o pós-venda. Por isso, antes de escolher as melhores plataformas para você investir a sua estratégia, entenda um pouco mais sobre cada uma delas:

Site

Sites ainda são referência nas pesquisas para conhecer e efetuar compras. Eles demandam uma construção mais robusta e precisam oferecer segurança, rapidez no carregamento de informações e, claro, uma boa experiência para o usuário. Sites oferecem autonomia para os clientes, já que podem reunir um leque imenso de informações e, ao mesmo tempo que isso é um facilitador, pode dificultar a experiência de outras pessoas que não tem tanta familiaridade com a navegação.

Redes Sociais

O boom das redes sociais é algo duradouro e elas devem ser usadas como estratégia para expandir os negócios e como um canal direto para “ouvir” os consumidores. Muitas pessoas procuram as redes sociais como forma de contato com marcas para resolver problemas ou mesmo para responder perguntas sobre produtos ou serviços.

Mas, é importante ter em mente que, quando o cliente aciona esse tipo de recurso, ele espera agilidade e uma comunicação compatível com a identidade da marca. Tenha em mente que é preciso atender a essas exigências.

Aplicativos de Mensagem

O WhatsApp, o maior aplicativo de mensagens do mundo, é também o mais popular no Brasil e está instalado em 99% dos smartphones e, desse total, 98% afirmam acessar o app todos os dias ou quase todos os dias, segundo dados da Mobile Time. Além disso, a pesquisa mostra que 76% das pessoas que têm e fazem uso do WhatsApp o usam para se comunicar com marcas.

Esses dados reforçam ainda mais a ideia de que as marcas podem — e devem — utilizar o aplicativo como mais um canal estratégico que gera ao mesmo tempo mais vendas e melhora a experiência de atendimento do cliente. Como é uma plataforma que é familiar para a maioria das pessoas, é mais simples criar uma estratégia de relacionamento. Mas, ainda mais urgente que as redes sociais, os canais de mensagem exigem atendimento 24 horas por dia, todos os dias e recebe um volume muito grande de atendimento.

Para cada uma dessas alternativas de comunicação entre consumidores e marcas, é preciso desenvolver uma comunicação assíncrona, que transmita a sua identidade e corresponda à velocidade de cada um desses canais. A experiência dos clientes através dessas plataformas está intimamente ligada à confiança e à reputação de uma marca. A chave para o sucesso está em definir quais são os principais pontos de contato para encontrar o consumidor ideal para a sua marca e criar um relacionamento/atendimento que você seja capaz de oferecer.

Para as empresas que decidirem atender os clientes com escalabilidade, agilidade e qualidade, a automação é o melhor caminho. Com a automação, é possível melhorar vários níveis de relacionamento com os clientes em todos esses canais de comunicação. É possível oferecer atendimento personalizado, disponibilidades 24hs por dia, aperfeiçoar uma operação em um site, por exemplo, guiando o usuário em determinadas operações.

Uma alternativa que pode ser a sua maior aliada na automação da sua comunicação é o contato inteligente, ativo digital de Take Blip. A solução permite diversas melhorias na comunicação digital entre marcas e clientes em todos os principais canais de mensagem e relacionamento. Isso permite diversas melhorias na comunicação digital entre marcas e clientes, como a diminuição de tempo de resposta, disponibilidade de atendimento 24 horas todos os dias e muitos outros.

Além disso, a plataforma evolui com os feedbacks e interações entre marcas e pessoas. A inteligência artificial é capaz de armazenar o histórico de interação do cliente com a marca e entender cada vez mais as preferências do usuário e oferecer um atendimento personalizado.

Um contato inteligente pode reunir inteligência artificial, chatbot e automatização das mensagens, além de integração com diversos sistemas e vendedores/atendentes humanos na conversa. Independente do canal de comunicação, escolha por oferecer a melhor experiência possível.

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