Logo E-Commerce Brasil

Empresas investem em centro de inovação

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Cerca de quatro a cada dez empresas entrevistadas em todo o mundo possuem um centro de inovação, segundo uma pesquisa realizada em Julho de 2015 pela Altimeter Group e Capgemini.

Mobilidade: tudo relacionado às tecnologias mobile e apps – foi a área focada mais popular, citada por cerca de dois-terços das empresas com centros de inovação. A maioria dos entrevistados também têm centros de inovação que focavam em big data e analytics e cerca de quatro a cada 10 possuem centros relacionados à Internet das Coisas. Robôs, realidade virtual e impressão 3-D eram muito menos comuns.

Outro dado interessante é que os entrevistados não voltam atrás depois que começam o primeiro centro de inovação: 67% deles têm uma rede, vs. 33% que possuem apenas um centro de inovação. O estudo sugere o primeiro grupo, como uma rede que permite as empresas a “aproveitar sinergias entre setores, mercados e habilidades”.

Empresas com centros de inovação estão focadas principalmente em estarem no topo das tendências e novas tecnologias. Quando o estudo perguntou sobre a principal missão dos centros de inovação, 65% dos entrevistados citaram o ganho de visibilidade para as últimas tecnologias, vs. 35% que tentavam obter uma compreensão mais profunda das necessidades dos consumidores.

Outras pesquisas enfatizam a demanda do consumidor por inovação. Cerca de dois-terços dos executivos dos Estados Unidos entrevistados pela Lithium em Maio de 2015 citaram o aumento da pressão por inovação como uma forma da expectativa crescente do consumidor impactar suas empresas. As empresas estão respondendo. Em Maio de 2015 uma entrevista feita pela KPMG, 27% dos CEOs do mundo todo citaram o estímulo à inovação como prioridade estratégica para os próximos três anos e um quarto classificaram isso como um dos desafios críticos que esperam enfrentam durante o mesmo período.

Fonte: eMarketer