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Empresas chinesas da internet 'intimidam' clientes com dados e algoritmos, denuncia associação

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As empresas chinesas de internet têm violado os direitos dos clientes ao fazer uso indevido de dados pessoais e “intimidar” as pessoas para fazer compras e promoções, afirmou uma associação de consumidores apoiada pelo governo na quinta-feira (7).

A declaração da Associação de Consumidores da China (CCA) não menciona nenhuma empresa, mas ocorre em um momento em que Pequim intensificou o escrutínio dos gigantes da tecnologia, revertendo uma abordagem outrora laissez-faire para seu vasto espaço na internet.

“Os consumidores estão sendo pressionados por algoritmos de dados e se tornando alvos de intimidação técnica”, disse a associação.

As empresas devem parar de usar sistemas para escanear os dados pessoais dos consumidores e oferecer preços diferentes para produtos com base nessas informações, disse a associação.

Algoritmos que checavam o uso da internet e outros dados das pessoas e, em seguida, enviavam anúncios e promoções direcionados, privando os clientes de escolha, acrescentou.

Ainda segundo a instituição, alguns dos produtos e serviços promovidos por esses sistemas automatizados “violam a lei e a ordem pública e os bons costumes”.

Os “valores e conceitos morais dos consumidores podem até ser distorcidos por algoritmos e se tornar ‘brinquedos’ nas mãos dos operadores de plataforma”, disse o comunicado do CCA.

Violação de dados e direitos

Pequim emitiu um projeto de regras em dezembro com o objetivo de evitar o comportamento monopolista de empresas de internet, marcando a primeira ação regulatória séria da China contra o setor.

A China também alertou seus gigantes da internet para se prepararem para um maior escrutínio, ao aplicar multas e anunciar investigações sobre negócios envolvendo o Alibaba Group e a Tencent Holdings.

A mídia estatal chinesa tem se tornado cada vez mais ativa sobre a violação dos direitos do consumidor por empresas de tecnologia.

Em setembro, a emissora estadual publicou os resultados de uma pesquisa que mostrou que 75% dos entrevistados acreditam que foram tratados de forma injusta quando fizeram compras online.

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Fonte: Reuters