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  Redação E-Commerce Brasil

Empresas brasileiras são mais impactadas por fraudes, aponta estudo realizado na América Latina

Sexta-feira, 30 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Um estudo da LexisNexis Risk Solutions, empresa da Relx Group avaliou a realidade de cinco países latino-americanos – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México – junto a 377 executivos que atuam na área de combate à fraude em setembro de 2018.

Segundo o levantamento, um dos destaques no Brasil é que o custo da fraude é maior para varejistas do e-commerce e empresas de serviços financeiros. (Confira o estudo completo aqui: https://risk.lexisnexis.com/global/pt/resources/2018-true-cost-of-fraud-brazil)

A pesquisa também demonstra que o custo de cada transação fraudulenta para a empresa é 3,44 vezes maior do que o valor da operação em si, levando em consideração as despesas adicionais envolvendo taxas, juros, tempo de investigação, redistribuição de mercadorias, custos legais, dentre outras coisas. Estes custos com fraude representam, em média, 2,47% das receitas anuais dessas empresas.

“Apesar da expansão do varejo online e do desenvolvimento de novos métodos de pagamento terem aproximado as empresas de seus consumidores, criou-se também um grande desafio para investir em métodos eficazes de combate à fraude no ambiente eletrônico”, afirma Ruben Delfini, Diretor South LATAM da LexisNexis Risk Solutions.

“No Brasil, isso é fundamental, pois, segundo a pesquisa, o impacto das fraudes nas operações no país é maior quando comparado aos demais países latinos estudados”, completa Delfini.

A pesquisa ainda destacou os seguintes pontos sobre a fraude no país:

  • A expansão do uso do celular está contribuindo para o risco de fraude entre os varejistas brasileiros, sites de e-commerce e empresas de serviços financeiros. Apesar da atuação dos criminosos via aplicativos de celular ter crescido em uma escala global, 71% dos executivos brasileiros assumem o risco de manter operações nessa plataforma para manter a competitividade e oferecer mais conveniência ao consumidor.
  • O custo da fraude é maior para aqueles que atuam no m-commerce (comércio via celular) e comercializam produtos e serviços digitais. Cada operação fraudulenta custa para empresas do mobile commerce 3,58 vezes o valor perdido na transação, o que representa um impacto de 2,6% de custos com fraude em suas receitas anuais.
  • As empresas não estão combatendo a fraude de maneira otimizada, sendo que uma parte considerável delas não está rastreando seus custos com fraude por canal e método de pagamento. Além disso, aproximadamente um terço das transações sinalizadas como possíveis casos de fraude, ainda são enviadas para demoradas e onerosas revisões manuais.
  • Verificação de identidade é o principal desafio para canais de comércio online e mobile. O número do CPF tem sido o principal método de identificação de consumidores utilizado por sites de comércio eletrônico. Esses números têm sido hackeados e vendidos na dark web com o propósito de realizar operações financeiras fraudulentas.

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