Fornecedores e atacadistas vão responder por 30% dos gastos com software para e-commerce nos Estados Unidos em 2019, um aumento de 20% em relação a 2013, segundo uma previsão da Forrester.
As empresas norte-americanas vão gastar cerca de duas vezes mais em software para e-commerce em 2019, como já foi feito em 2014. Empresas que vendem para outros negócios serão responsáveis pela grande parte de seu crescimento, diz a Forrester.
Os gastos com tecnologia para e-commerce por empresas americanas vão crescer de $1,204 bilhões em 2014 para $2,090 bilhões em 2019, um crescimento anual composto de 12%. Os fornecedores e atacadistas também aumentarão seus gastos, estima-se que seus shares de gastos com software para e-commerce crescerão 20% em 2013 para 30% em 2019, segundo a pesquisa “U.S. Commerce Platform Technology and Services Forecast,” feita pelos analistas Peter Sheldon e Michael Yamnitsky da Forrester.
“O Digital Commerce está se tornando rapidamente um componente das vendas B2B. Onde a adoção de tecnologias verticais para e-commerce como produtos para o varejo e para o consumidor já estão saturados, a indústria B2B (fornecedores e atacadistas) está pronta para aumentar sua adoção de tecnologias para varejo de forma significativa nos próximos cinco anos”, diz o relatório.
Segundo a pesquisa, empresas B2B vão migrar do formato vendedor e EDI para o formato de experiência web e mobile do estilo “faça pedidos” da Amazon, que promove o auto-serviço intuitivo e rápido nas transações diretas com o comprador”.
Por conta que muitos deles estão atrás de empresas business-to-business, os players B2B atenderão a maioria dos primeiros compradores de tecnologia para e-commerce nos próximos cinco anos. Particularmente, a Forrester prevê, uma rápida adoção por parte de indústrias como a farmacêutica e de combustível.
Entre as empresas B2B, os atacadistas são os líderes com 46% das empresas nos Estados Unidos vendendo para varejistas usando softwares de e-commerce. Implantar plataformas de e-commerce não é barato para a maioria das empresas entrevistadas na pesquisa.
A Forrester estima que a média por projeto custe até $1 milhão de dólares e 15% das implementações de projetos custem mais de $2 milhões de dólares. E este é apenas o custo do software: gastos em implementação e manutenção de serviços geralmente são executados cinco vezes mais que os próprios softwares.
No total de gastos com esses serviços também deve dobrar entre 2014 e 2019, crescendo de $4,200 bilhões para $9,772 bilhões.
A pesquisa da Forrester considerou apenas gastos nos dois principais componentes de software para e-commerce: software de gestão de varejo “usado para potencializar as vendas online e administrar preços, promoções, carrinhos de compra e transações”, e os sistemas de gestão de pedido que “orquestram os cenários complexos de processamento de pedidos do ponto de captura até o ponto de fulfillment”.
Com informações de: Internet Retailer