Logo E-Commerce Brasil

Empresas admitem descuido com segurança de seus apps, diz IBM

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Metade das empresas não investe um centavo sequer para tornar seus aplicativos móveis minimamente seguros, constata um estudo encomendado pela IBM junto ao Ponemon Institute. O levantamento ouviu 400 companhias de grande porte que trabalham com grande quantidade de dados sensíveis nas áreas de finanças, saúde, farmacêutica, setor público, entretenimento e varejo.

O levantamento mostra que, embora o gasto anual de cada empresa pesquisada com o desenvolvimento de aplicativos móveis seja de cerca de US$ 34 milhões, somente 50% delas têm recursos destinados à segurança móvel. Já para a outra metade, 5,5% do budget de aplicativos são o total destinado para garantir que eles estarão seguros antes de serem disponibilizados aos usuários.

O estudo aponta ainda um dado preocupante: menos da metade dos aplicativos desenvolvidos são testados pelas corporações e 33% delas nunca os testaram. De acordo ainda com o levantamento, quase 40% das grandes corporações não tomam as precauções necessárias para garantir a segurança dos aplicativos que elas desenvolvem para seus clientes e também não protegem seus dispositivos móveis contra ataques cibernéticos.

E mais: 77% das empresas dizem que a pressão para a entrega do app torna os códigos vulneráveis. Dados do mercado dão conta que existem  quase três milhões de aplicativos nos sistemas Android, iOS e Microsoft e, em média, são feitos, diariamente, downloads de mais de 100 mil apps.

Fonte: Convergência Virtual